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Serra Gaúcha realiza 4º Congresso Latino Americano de Enoturismo

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Em outubro deste ano, acontece a 4ª edição do Congresso Latino Americano de Enoturismo com o tema “O composto da oferta Enoturística”. O evento envolverá cinco municípios; Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha e Garibaldi, e tem o objetivo de discutir os fatores e segmentos que influem na competitividade e sustentabilidade da oferta enoturística.

A novidade desta edição são as visitas técnicas guiadas a roteiros enoturísticos, a serem realizadas nos três dias de evento. A ideia é gerar debates e proporcionar novas experiências aos participantes, que terão contato com a vivência da cultura do vinho na Serra Gaúcha.

O quadro de palestras contará com painéis que abrangem toda a cadeia do enoturismo, desde a produção do vinho até sua promoção. Dentro dessa proposta, os painéis contarão com palestrantes da Europa e América Latina, com o objetivo de debater as práticas do setor no velho e novo mundo.

O Congresso tem início às 8h30min do dia 8 no Hotel Villa Michelon, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, com o credenciamento. Às 10h iniciam as visitas guiadas. Às 19h, também no hotel, ocorre a solenidade de abertura. Após, o técnico de Promoção e Inspeção da Agência Galega de Desenvolvimento Rural (Agader) e gerente da Fundação Comarcal do Salnés, o espanhol Manuel Soliño Bermúdez, realiza a primeira palestra do evento. Ao término, será servido um coquetel.

Serviço
4º Congresso Latino Americano de Enoturismo
De 8 a 10 de outubro, em Bento Gonçalves – RS
Programação não confirmada
Inscrições à partir da segundo quinzena de julho

AV

Smiles firma acordo comercial com Cielo

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A líder em soluções de pagamentos eletrônicos na América Latina – Cielo, firmou acordo com a Smiles, uma das principais empresas brasileiras de programas de fidelização na última quinta-feira (3).

O acordo comercial irá disponibilizar aos varejistas nas máquinas da Cielo o acúmulo, resgate e a consulta de milhas do programa de fidelidade Smiles, que abrange um universo potencial de mais de 1,4 milhão de estabelecimentos credenciados à Cielo e distribuídos em todo o país.

BENEFÍCIOS – A iniciativa permite ampliar a penetração do Smiles em todos os setores do varejo. Para o cliente da Cielo, a principal vantagem é aumentar a frequência, o ticket médio e a fidelização de seus consumidores. 

Além disso, ao usufruir da plataforma tecnológica da credenciadora, o acordo irá simplificar o processo de utilização do Smiles, já que o consumidor poderá, no ato do pagamento, acumular milhas automaticamente.
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UTILIZAÇÂO – A partir do segundo semestre de 2014, a Cielo iniciará o processo de credenciamento dos varejistas que aceitarem fazer parte do programa. Nos estabelecimentos credenciados, os clientes Smiles, ao realizarem o pagamento na máquina da Cielo em qualquer modalidade – crédito, débito ou voucher, com qualquer cartão -, terão o acúmulo de milhas de forma automática. 

Além disso, também será possível consultar o saldo de milhas e resgatá-las por produtos e/ou serviços, mediante o uso da senha do programa. 

Para quem não é cliente Smiles será necessário primeiro cadastrar-se no site: www.smiles.com.br

Por LI*

 

Três perguntas para CAROLINA CORREIA, diretora de marketing do Club Med

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Pensar em diferentes formas de fidelizar, atrair e integrar o novo perfil de hóspedes tem sido a principal preocupação dos complexos hoteleiros do Brasil, afinal, hoje em dia, a soma dos fatores custo-benefício, serviços e entretenimento são decisivos para uma compra. 

O Club Med Rio das Pedras, reconhecido nacionalmente por entreter toda a família e contar com atividades para todas as idades, também está de olho nas novas tendências. O DIÁRIO conversou com a diretora de marketing do Club Med para a América Latina, Carolina Correia que contou sobre a parceria com a Coca Cola e os novos projetos do complexo.

DIÁRIO – Para o Club Med qual a importância de agregar novos parceiros ao seu core?

CAROLINA CORREIA – Temos como característica sermos uma empresa pioneira e inovadora. A parceria com a Coca Cola, soma nossos valores de mercado, por isso a importância de estar sempre inovando e agregando valor ao nosso negócio. 

O Village de Rio das Pedras é um destino bastante familiar, e como estratégia de inovação buscamos um espaço dedicado aos adolescentes, visto que os nossos hóspedes crianças estão crescendo e não havia um local dedicado para essa ‘galerinha’.

Tanto o Club Med como a Coca Cola têm em comum em sua filosofia a felicidade, então a união das marcas foi muito natural para este projeto. Criamos um espaço moderno e dinâmico, que vai proporcionar maior integração no Village a partir de julho.

DIÁRIO – Qual é a expectativa da parceria e público alvo principal?

CAROLINA CORREIA – O público alvo deste espaço especial são os adolescentes de 11 a 17 anos. Lá, os jovens poderão exercer sua criatividade e estimular seu lado musical. Nosso objetivo é fazer dali um ponto de encontros dos jovens, onde eles possam inclusive fazer novas amizades.

‘Através da parceria com a Coca-Cola, iremos oferecer mais uma opção e mais uma atração exclusiva para nossos hóspedes. O espaço Teen está sendo desenvolvido especialmente para criar um point para os adolescentes, uma geração altamente conectada’, conta a executiva.

DIÁRIO – Quais são as projeções de crescimento durante o 2º semestre? Quais ações serão realizadas?

CAROLINA CORREIA – Faremos investimentos nos Villages, em especial em Rio das Pedras nos espaços como o centro de convenções, a piscina calma, os quartos, o espaço Coca-Cola Teen e alguns outros ambientes. Nosso outro foco também serão as ações de divulgação dos nossos destinos de ‘ski’, novo esporte sensação entre os brasileiros. 

Nossa expectativa é de crescermos em 5% as vendas no nosso segundo semestre fiscal (que termina em outubro), comparado a 2013.

SERVIÇO

www.clubmed.com.br

 

Associações discutem sobre o turismo nos parques nacionais

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Parques e unidades de conservação estão entre os principais patrimônios do Brasil. Ainda pouco aproveitados em comparação com o seu potencial, não por acaso o assunto está entre os principais temas de trabalho da ABETA (Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura). 

Com apoio do deputado federal Renato Molling, presidente da Comissão de Turismo da Câmara, na última quarta-feira (2/7) foi realizada uma audiência pública na casa com o objetivo de debater o turismo praticado nos parques nacionais e os seus principais problemas.
 
Além da participação do presidente da entidade, Douglas Simões, o encontro contou com a presença de Wilken José Souto Oliveira, diretor do Ministério do Turismo, Fábio de Jesus, coordenador do ICMBio, Schamberlaen Silvestre, prefeito de Cambará do Sul, e Ana Luisa Mancini da Riva, presidente do Instituto Semeia, além de outros deputados federais.
 
 
PARQUES – Com objetivo de conseguir a ampliação do orçamento destinado a parques e unidades de conservação de todo o país, a ABETA e outras entidades como Instituto Semeia, ABAV e Braztoa estão trabalhando em conjunto na campanha ‘Parques Pedem Socorro’. 

As discussões foram iniciadas em maio, na Adventure Sports Fair, e contam com o apoio da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados.

Por LI*

Turismo acessível é tema na ABAV-SP

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Com o tema ‘Acessibilidade no Turismo’ o próximo curso da ABAV-SP será ministrado na próxima segunda-feira (07) por Fátima Estephan, consultora de turismo acessível. 
Com público-alvo voltado para todos os profissionais do turismo, o curso tem como objetivo a introdução e os conhecimentos básicos sobre este novo mercado em ascensão, com ênfase no atendimento.

O conteúdo abordará a análise de aspectos relevantes na venda de serviços para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, as estatísticas referentes às pessoas com deficiência, além de indicar o perfil do profissional para o mercado voltado à diversidade e a prática profissional de um agente de viagens com foco na acessibilidade. 

Fátima irá falar também sobre a pró-atividade no atendimento de um cliente com deficiência, como fazer abordagem através de particularidades e necessidades de cuidados especiais e a prospecção de clientes com deficiência e/ou mobilidade reduzida.

SERVIÇO

Data: 07 de julho (segunda-feira)
Horário: 18h30 às 22h30
Local: ABAV-SP – Av. Dr. Vieira de Carvalho, 115 – 8º andar, Centro – Metrô República
Investimento: estudantes e associados ABAV-SP, Abeta, Abracorp, Aviesp, Braztoa e Sindetur-SP – R$ 107 / não associados – R$ 137

Informações: (11) 2626-8389 ou evelyn@abavsp.com.br

Por LI*

SWISS lança promoção relâmpago para 40 destinos na Europa

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A partir dessa sexta-feira (04) até segunda (07), a companhia aérea Swiss terá tarifa promocional para vendas de 40 destinos na Europa. O preço por pessoa em classe econômica varia a partir de US$ 649 (ida e volta). A promoção da SWISS também inclui São Paulo-Tel Aviv com valores a partir de US$ 749.  A viagem deverá iniciar entre 22 de julho e 10 de agosto de 2014.

Além do preço atrativo, a facilidade do pagamento parcelado em 10 vezes sem juros é mais uma vantagem oferecida pela SWISS para qualquer tarifa adquirida no mês de julho, não importando o período da viagem.

No Brasil, a SWISS oferece voos diários entre São Paulo e Zurique a bordo do Airbus 340-300. Swiss International Air Lines (SWISS) é uma companhia aérea suíça, atende a 84 destinos em 40 países a partir de Zurique, Basel e Genebra e transporta cerca de 16 milhões de passageiros por ano com uma frota de 91 aeronaves.

AV

Holanda tem aumento de 182% em busca de passagens para o Brasil

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O Skyscanner – empresa global em pesquisa online de passagens aéreas, hospedagem e aluguel de carros, divulga novo levantamento de buscas de passagens aéreas para o Brasil, na etapa final da Copa do Mundo.

De olho na boa campanha que a seleção da Holanda vem fazendo na Copa, a busca feita por holandeses que querem acompanhar o time de perto aumentou em 182% nos últimos dias. 

Em segundo lugar, estão os costarriquenhos com aumento de 141% em buscas de passagens aéreas para o Brasil e, na terceira colocação está a Bélgica com 106%.

A confiança no resultado positivo de seus times no mundial também aumentou para os alemães (55%), franceses (11%), colombianos (5%) e até os argentinos, que mesmo sendo vizinhos do Brasil, procuraram 11% mais passagens aéreas para acompanhar as etapas finais do campeonato.

Veja quais são os países que estão nas quartas de finais e buscam passagens para o Brasil:

Por LI*

Abracorp firma parceria com GRU Airport

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A Abracorp e o GRU Airport (Aeroporto Internacional de Guarulhos) estão formatando serviços adicionais para oferecer conforto, privacidade e comodidade na experiência de viagem do cliente corporativo.

Em visita ao GRU Airport, os representantes da Abracorp conheceram os novos serviços de atendimento VIP disponibilizados pela GRU Airport, tendo como foco o viajante de negócios e as novas estruturas de check-in, embarque e desembarque. Disponibilizando instalações funcionais e bem decoradas, as salas VIP são uma atração à parte no aeroporto.

“Produtos formatados sob medida estarão, muito em breve, à disposição dos clientes, agregando mais valor aos serviços prestados pelas associadas à Abracorp”, garantem Gervasio Tanabe, diretor-executivo da entidade, e Claudio Caratsch, coordenador da Sala VIP & Cerimonial da GRU Airport. As áreas de tecnologia já estão alinhando as plataformas para a disponibilização destes serviços.

AV

Argentinos vestem Brasília de azul e branco para jogo deste sábado

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Aos poucos, a capital federal vai adquirindo tons de azul de branco, cores da seleção argentina, que disputará amanhã (5) a terceira  partida das quartas de final da Copa do Mundo, contra a Bélgica, As duas primeiras serão hoje (4): Alemanha e França, às 13h, no Maracanã, no Rio de Janeiro, e Brasil e Colômbia, às 17h, no Castelão, em Fortaleza. cada vez mais presentes.

Animados, os torcedores argentinos chegam a Brasília e já ocupam a área preparada pelo governo do Distrito Federal para que acampem e deixem seus carros e motorhomes em segurança.

A Granja do Torto, a cerca de 12 quilômetros do Estádio Mané Garrincha, palco do jogo de amanhã, ganhou ares de uma típica arquibancada do estádio La Bombonera, em Buenos Aires, do Boca Juniors,  principais clubes da Argentina. Os veículos estacionados estão enfeitados com bandeiras personalizadas, como se cada carro trouxesse uma pequena torcida organizada.

Um dos veículos chama a atenção. É o El Carnavalito, um ônibus Mercedes-Benz 1974, decorado especialmente para a Copa do Mundo. Um adesivo acima do para-brisa traz seu nome e as bandeiras do Brasil e da Argentina. El Carnavalito trouxe a Brasília o comerciante argentino Elias Sarrouf, de 28 anos, junto com mais quatro amigos, moradores da província de Jujuy. Viajar pelo Brasil em um veículo de 40 anos, “que está andando muito bem”, foi a forma de extrair o máximo de uma experiência de Copa do Mundo, disse Sarrouf.

“É impressionante viver o dia a dia de um Mundial. Em cada lugar, em cada cidade visitada, trataram-nos muito bem. As pessoas no Brasil são muito acolhedoras, somos irmãos sul-americanos. A vivência que estamos tendo é muito linda”, destacou o comerciante. O cansaço da viagem está estampado no rosto de cada um, mas falar de futebol é combustível suficiente para manter o ânimo de todos.

“Vou torcer pelo Brasil contra a Colômbia e no próximo jogo também. Eu quero uma final com vocês. Nós queremos, mas vocês, não! Vocês têm medo de um maracanazo!”, provocou Elias, com bom humor, referindo-se à partida final da Copa de 1950, disputada no Maracanã. Naquela final, o Brasil, que precisava de um empate para ficar com o título, perdeu do Uruguai nos minutos finais. O episódio ficou conhecido como Maracanaço.

“Ambos estamos jogando mal, Brasil e Argentina. Mas queremos que seja esta a final”, disse o também comerciante Alejandro Garnacho, de 50 anos. Então, um de seus companheiros de viagem, sentado ao lado, entrou na conversa. “Eles não querem. Têm medo”, afirmou, com certo rancor na voz.

Garnacho veio de Buenos Aires com sete amigos para assistir às partidas da seleção argentina em São Paulo, com vitória sobre a Suíça na prorrogação, e deste sábado em Brasília. Já na cidade, a corrida do grupo de amigos é outra: conseguir ingressos. “Para este jogo, ainda faltam três ingressos. Somos oito, mas só temos cinco ingressos”. Ele, que até então conversava sem muito interesse, olha para o repórter, cheio de esperança. “Tem algum para vender?”.

Xavier Stanco, de 35 anos, programou-se com mais antecedência. Comprou as entradas pelo site da Fifa, em novembro do ano passado, pagando R$ 180 por partida. Morador de Buenos Aires, Stanco chegou a Brasília com um amigo em uma caminhonete. Nela, eles dormem e cozinham em um pequeno fogão instalado na carroceria. Esta foi a forma encontrada para economizar o máximo de dinheiro possível.

“Viemos de carro porque era mais barato. O carro serve como transporte, hotel e cozinha também. Vamos ao supermercado e, com cerca de R$ 10, compramos um frango, um macarrão…”, explicou. O torcedor argentino contou com a ajuda dos brasileiros, que lhes deram feijoada quando foram a Belo Horizonte.

Com ingresso, ou não, Xavier Stanco, Alejandro Garnacho, Elias Sarrouf e seus parceiros de viagem têm algo em comum: todos tiveram que economizar bastante para essa maratona sobre rodas no país da Copa. Stanco junta dinheiro há um ano e Garnacho, há três. Sarrouf foi além. “Estamos economizando desde que soubemos que o Brasil seria a sede do Mundial. E a verdade é que viemos com o dinheiro contado. Os ingressos são muito caros, principalmente na revenda. Com o preço de dois ingressos na revenda, dá para comprar um carro usado na Argentina.”

A grande distância entre as cidades-sede da Copa, o preço dos ingressos e a necessidade de se manter durante o período na estrada são obstáculos agravados pela crise na economia do país vizinho. “Custa caro vir ao Brasil porque o peso [moeda argentina] não vale muito. Um real vale 5 pesos”, afirmou Stanco. “Os preços no Brasil são altos, se formos converter em pesos, mas temos que fechar os olhos e pronto. Estamos aqui, é o que importa. Com o pouco que temos, gastemos ou não, é o que temos aqui”, disse Sarrouf.

E é a bordo de El Carnavalito que Sarrouf e seus amigos torcem para que o time liderado por Messi volte ao Rio de Janeiro, desta vez para disputar a final da Copa. Eles reconhecem, porém, que, perdendo ou ganhando nos gramados, a experiência de todos os torcedores estradeiros no Brasil será única e para sempre.

Fiacult disponibiliza vídeos inscritos em seu site

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O Festival Internacional Audiovisual da Cultura e Turismo (Fiacult), disponibilizou em seu site alguns das produções audiovisuais que foram inscritas e irão concorrer na mostra de cinema que reunirá, nos dias 29 e 30 de setembro, em Florianópolis (SC), produções de filmes nacionais e internacionais de diversas áreas dos setores turístico e cultural. Os filmes estão disponíveis para visualização nacional e internacional.

Destinos nacionais e internacionais, produtores independentes, hotéis, operadoras de turismo, Conventions bureaus,  estudantes, órgãos e empresas do turismo e cultura, e demais profissionais de qualquer segmento podem inscrever os filmes no Fiacult conforme as 23 categorias descritas no regulamento no site.

Alguns dos filmes já inscreitos são: Obra-Prima da Amazônia, Odemira, Alentejo (Portugal) Singular, Azerbaijan: Land of the future, O Inverno no Jardim, Moscatel de Setubal, O Inverno no Jardim, Majestic. Podem ser encontrados outros títulos no site (www.fiacult.com.br/videos)

O festival irá premiar com troféu de Melhor Filme (Fotografia, Trilha Sonora e demais atribuições), e o prêmio no valor de R$ 5.000,00 (Troféu “Diamante), Melhor Ator/Atriz (apresentador), prêmio no valor de R$ 2.500,00, Melhor Fotografia, prêmio no valor de R$ 2.500,00, TOP Criatividade, prêmio no valor de R$ 2.500,00. "Além disso, o Fiacult é ótimo meio de marketing e vendas para empresas e destinos com excelente retorno publicitário e custo beneficio”.

“Não existe atualmente no Brasil nenhum evento que reúna as produções audiovisuais de turismo e cultura direcionadas aos curtas metragens. A iniciativa de criar o FIACULT surgiu principalmente pelo interesse de doutores de turismo do Brasil e exterior e associações que nos solicitaram por conta de nossa experiência com eventos e turismo”, explica Marta Lobo, presidente do FTN e FIACULT.

Os vencedores serão escolhidos por um Júri nacional e internacional formado por profissionais das áreas de turismo, cinema, artes cênicas, imprensa, membros acadêmicos, autoridades governamentais, incluindo a comissão executiva do FIACULT.

Serviço
Fiacult (www.fiacult.com.br

AV