Premiê britânica vai dar início a “caminho para o Brexit” em discurso

(Reuters) –

A primeira-ministra britânica, Theresa May, tentará unir seu gabinete e convencer uma cética União Europeia de que o Reino Unido sabe o que quer do Brexit em uma série de discursos nas próximas semanas.

O Reino Unido espera fechar um acordo de transição no próximo mês para suavizar sua saída da UE e definir um acordo comercial de longo prazo no final deste ano. No entanto, Bruxelas disse na semana passada que um acordo de transição não era uma certeza e que Londres precisava esclarecer o que queria da UE.

O governo de May terá como objetivo abordar isso em uma série de seis discursos da primeira-ministra e de outros importantes ministros nas próximas semanas, no que seu escritório apelidou de “o caminho para o Brexit”.

“O Brexit é um momento decisivo na história da nossa nação”, disse uma fonte no escritório de May.

“À medida que avançarmos no caminho para esse futuro, apresentaremos mais detalhes para que as pessoas possam ver como esse novo relacionamento beneficiará comunidades em todas as partes do nosso país.”

Uma pesquisa do BMG no domingo para o Independent mostrou que 74 por cento dos britânicos não tinham clareza sobre a estratégia geral de May para o Brexit.

Além de enfrentar a pressão de Bruxelas, May também precisa unir um gabinete e um partido conservador, ainda profundamente dividido entre aqueles que votaram pelo Brexit em 2016 e aqueles que não o fizeram, por trás de uma visão única para o futuro do Reino Unido fora da União Européia.

May irá receber ministros importantes em sua residência em Chequers, para tentar negociar um acordo entre as diferentes facções em seu gabinete.

O primeiro discurso de May, previsto para acontecer durante uma conferência em Munique no próximo sábado, vai tratar da relação de segurança que os britânicos querem com a UE. Ela fará outro discurso apresentando a parceira britânica futura, embora uma data para este discurso ainda não tenha sido confirmada.

O ministro de Relações Exteriores, Boris Johnson, um defensor do Brexit, vai dar início ao ‘caminho para o Brexit’ com um “chamado de união para aqueles nos dois lados do debate sobre o Brexit”.

O ministro do Brexit, David Davis, vai apresentar como os negócios britânicos podem manter sua reputação mundial após o Brexit em um discurso a ser agendado. O ministro do Comércio, Liam Fox, e o ministro do Gabinete, David Lidington, também farão discursos.

Philip Hammond, ministro das Finanças, visto como o membro mais pró UE do gabinete de May, não fará um discurso.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Medidas do governo darão fôlego às empresas durante a quarentena (OUÇA!)

Com o objetivo de reduzir o impacto financeiro causado pela quarentena da Covid19, o Governo Federal tem adotado diversas medidas na esfera tributária, principalmente...

O mundo precisa de pessoas juntas – Mensagem da Equipotel 2020 (Veja o vídeo)

O mundo precisa de pessoas juntas. Mas juntas de um jeito novo. Por hoje, pedimos que vivencie uma excelente hospitalidade em sua casa, para o seu...

LATAM já operou 115 voos especiais transportando mais de 16 mil passageiros

Grupo já operou 115 voos especiais, transportando não só seus passageiros, mas também clientes de outras companhias EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências O Grupo LATAM Airlines...

FESTURIS e a recuperação do turismo no final do segundo semestre

Marta Rossi e Eduardo Zorzanello CEO’s da Rossi & Zorzanello Feiras e EmpreendimentosVivemos uma crise desafiadora e incomparável. Estamos em estado de guerra pela vida...

Airbnb pagará US$ 250 milhões a ‘anfitriões’ para ajudar a cobrir custos de cancelamentos por COVID-19

O CEO do Airbnb, Brian Chesky, anunciou a criação de um fundo de US$ 250 milhões para ajudar os anfitriões a cobrir o custo dos...

Prefeitos do ABC compram 1 milhão de testes de covid-19

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que reúne prefeitos da região, anunciou a compra de 1 milhão de kits para testes de covid-19. A remessa...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias