Turismo de lazer cresce nas locações de automóveis no Brasil

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Fábio Maia

Em evento realizado nesta quarta (23) a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) divulgou seus números referentes ao ano de 2015. Com o salão de eventos do hotel Bourbon Ibirapuera lotado de representantes da indústria automobilística e parceiros, o presidente da ABLA, Paulo Roberto do Val Nemer e o diretor comercial Jorge Pontual passaram os resultados referentes ao último ano.

Segundo os dirigentes, a participação do turismo de lazer dentro do setor de locação de automóveis aumentou e superou inclusive a demanda de aluguel para viagens corporativas. “Isso se deve, em grande parte, a alta do dólar e a atual crise que vivemos que fez com que as pessoas substituíssem as viagens ao exterior por nacionais”, disse Nemer.

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Lazer bate corporativo

Segundo o levantamento, o turismo de lazer chegou a 23% do total de locações verificadas em 2015, ultrapassando o chamado turismo corporativo, que atingiu 21%. Além desses números, a ABLA divulgou diversos outros valores, como o faturamento anual das locadoras, que ficou na casa dos R$ 16 bilhões. Segundo o anuário que foi distribuídos aos presentes, hoje em dia existe cerca de 7400 locadoras no país, gerando mais de 450 mil empregos diretos e indiretos e com uma frota circulante de aproximadamente 850 mil carros.

“A falta de crédito tanto para venda quanto para compra de automóveis é o maior impedimento para o crescimento da classe no país, as altas taxas de juros e a limitação de crédito, isso e obviamente o atual momento econômico do país, prejudicam o setor, disse Paulo Miguel Junior, conselheiro nacional da ABLA, ao DIÁRIO.

Segundo o presidente da ABLA  a escassez de crédito faz com que a idade média de sua frota de carros aumente para cerca de 19 meses, quando o ideal seria uma frota com idade de aproximadamente 12 meses. Isso implicaria em um aumento substancial da quantidade de veículos comprados pelo setor, oque geraria uma arrecadação extra e gigantesca em impostos para o poder público.

O setor de locadoras segue como o maior cliente das montadoras, tendo sido responsável pela compra de 338 mil veículos em 2015, do total de 2,4 milhões de automóveis e comerciais leves licenciados no ano passado. desse total de veículos comprados pelas locadoras, a maior parte foi de modelos da Fiat (16,4%), seguida pela Renault (11,9%), Volkswagen (10,5%), Ford (7,9%), GM (6,9%) e Nissan (2,1%).

Os modelos econômicos são a maioria da frota (50%), seguidos pelos compactos com 23%. Os veículos utilitários e as vans somam 9%, os de luxo chegaram a 4% e os modelos premium ficaram em 5% de participação na frota do setor.

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