A retomada dos voos comerciais foi confirmada para o dia 21 de outubro no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre
REDAÇÃO DO DT
Após vistoria nas obras do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, nessa segunda-feira (19), o ministro Extraordinário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, deu alguns detalhes da retomada do terminal.
Veja também as mais lidas do DT
Inicialmente serão realizados 128 voos diários. E segundo Pimenta, os voos internacionais serão retomados até 16 de dezembro, mês em que as operações voltarão a funcionar com 100% da capacidade.
Lembrando que por causa das enchentes que atingiram a capital gaúcha, o terminal está sem receber voos desde 3 de maio. Depois da suspensão das operações, os voos foram remanejados para a Base Aérea de Canoas.
As obras no aeroporto estão sendo feitas pelo governo Federal, Anac e a Fraport, concessionária que administra o Salgado Filho.
Paulo Pimenta realizou a inspeção acompanhado do ministro Vital do Rêgo Filho, do Tribunal de Contas da União. Segundo ele, o Tribunal de Contas é um passo a mais para acelerar a entrega do Salgado Filho à população gaúcha.
600 metros restaurados
“Nós temos 50%, praticamente, do trabalho, 60% para ser feito nesses 60 dias. Nós temos usinas trabalhando, inclusive uma usina implementada dentro do aeroporto, para que possa atender essa demanda desse trabalho inicial”, diz Edgar Nogueira, vice-presidente de operações da Fraport Brasil.
Dos 1,7 mil metros de comprimento previstos para serem recuperados nesta fase, aproximadamente 600 metros já foram restaurados.
No total, a pista do Aeroporto conta com 3,2 mil metros e 75% da área foi danificada pela tragédia ambiental.
As obras na pista começaram no dia 13 de julho, após a limpeza e o diagnósticos dos problemas na pista.