por Andrea Nakane*
A música tem como uma de suas principais características a universalização de emoções, sem barreiras linguísticas. Ela toca a alma e coração e consegue ter a façanha de unir pessoas, em um momento que percebe-se mais segregações culturais.
A realização de shows e turnês musicais correspondem hoje um dos mais significativos negócios mundiais e o Brasil é um dos países que desde a primeira edição do Rock in Rio, em 1985 tornou-se um dos principais destinos para entretenimento ao vivo internacional.
Veja também as mais lidas do DT
E São Paulo com sua vertente cultural diversificada acaba sendo um dos principais destinos a receber inúmeros shows nacionais e internacionais, além de ser um pólo criativo propulsar da cadeia produtiva musical.
E por todas essas razões, de 2 a 5 de dezembro,a capital paulista será o cenário para a terceira edição da Semana Internacional de Música (SIM São Paulo), já considerada uma das mais importantes music conventions (ou feira de negócios da música) da América Latina.
Durante os 4 dias da SIM, a cidade vira ponto de encontro para profissionais de todos os setores da indústria musical além de artistas, jornalistas e formadores de opinião do Brasil e de vários países.
Os temas abordados no evento têm o novo mercado da música como foco e cumpre a proposta de colocar em evidência e em discussão novas ideias e conceitos que estão transformando o cenário mundial.
Os temas abordados no evento têm o novo mercado da música como foco e cumpre a proposta de colocar em evidência e em discussão novas ideias e conceitos que estão transformando o cenário mundial
Em 2015, a SIM São Paulo reafirma sua vocação de capacitar e conectar pessoas,propondo ações que sigam em três direções: exposição de novas tendências musicais (SIM Live); acesso a informações atuais e relevantes e Incentivo à formação de novas parcerias .
Para dar início a programação deste ano, o evento promove uma noite especial de abertura no Auditório Ibirapuera. No dia 2 de dezembro, a partir das 20h, todos os credenciados na SIM São Paulo e o público em geral serão recebidos na casa de shows projetada por Oscar Niemeyer, localizada dentro do Parque Ibirapuera, por um welcome drink oferecido pelo evento.
A programação traz duas atrações internacionais. Quem dá início aos trabalhos da noite, às 21h, é o duo francês Aufgang, que estreiam em terras brasileiras.
Em seguida, às 22h, quem sobe ao palco é a cantora e multi -instrumentista cubana Yusa. Já conhecida pelo público brasileiro, faz uma mistura das influências do seu país, como a rumba e o bolero, além de gêneros de outras regiões, entre eles o funk, o afro – jazz, o rock e a soul music.
* Andréa Nakane é diretora da Mestres da Hospitalidade e professora da Universidade Metodista de São Paulo.