(Edição do DT com agências)
As análises do Solutions Group da Carlson Wagonlit Travel de 29 milhões de viagens corporativas, cujos resultados foram lançados nesta terça-feira (12) mostraram que um em cada cinco viajantes corporativos realizam viagens de “bleisure” (viagens de negócios atreladas às viagens de lazer) a cada ano, representando 7% de todas as viagens corporativas. Em aproximadamente metade das viagens de “bleisure”, os dias a lazer ocorrem ao final da viagem, em 30% ocorre no início, enquanto que para os 20% restantes o lazer ocorre tanto no início como no final da viagem.
Catalin Ciobanu do CWT Solutions Group diz, “Mais e mais pessoas falam sobre o conceito de dias de lazer adicionados às viagens corporativas – ou “bleisure” – por isso, foi surpreendente perceber que não houve aumento real recentemente. O que está acontecendo é que os viajantes de “bleisure” tendem a realizar uma ou duas viagens de na modalidade a cada ano, independentemente do segmento demográfico ou frequência de viagem”.
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Outras descobertas chave foram que viajantes corporativas mulheres são mais propensas a realizar este tipo de viagem que seus colegas de trabalho do gênero masculino. Além disso, os viajantes mais jovens estão muito mais propensos a adicionar momentos de lazer às suas viagens corporativas.
Distância ainda possui maior impacto: quanto mais longo o voo, maior a tendência ao “bleisure”. A atratividade de um destino para viajantes depende da cidade de origem. Por exemplo, a rota San Francisco a Londres possui uma taxa de “bleisure” de 23%, comparado à rota Paris a Londres, com uma taxa de apenas 2%.
O Solutions Group analisou um conjunto de dados de viagens corporativas reservadas pela CWT mundialmente, entre os anos de 2011 e 2015. A definição de “bleisure” requer uma estadia em uma noite de sábado no destino, no início ou no final da viagem, ou até em ambos.