O ano de 2026 será especialmente favorável para os viajantes. O calendário nacional contará com 11 feriados prolongados, abrindo espaço para fins de semana estendidos e novas oportunidades de lazer.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias
A coincidência das datas com dias úteis deve gerar reflexos diretos na economia. Comércio, hotelaria, transporte e turismo tendem a registrar alta no movimento. Destinos tradicionais devem atrair ainda mais visitantes, enquanto cidades com feriados regionais podem ampliar os dias de descanso e fortalecer a atividade turística em diferentes partes do país.
Destinos em destaque
Prado (BA) – Localizado na Costa das Baleias, oferece 84 km de praias, falésias coloridas e rios que encontram o mar. Longe do agito de Porto Seguro, é um destino para quem busca tranquilidade. A Pousada Casa de Maria (www.pousadacasademaria.com.br), a 250 metros da Praia do Novo Prado, combina arquitetura rústica e moderna, piscina, sauna, restaurante, espaço fitness e recebe apenas hóspedes acima de 17 anos. O local também é pet friendly.

Diamantina (MG) – Reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, encanta com seu casario histórico, as tradições culturais e as famosas serestas. A cidade se destaca ainda pela produção de queijos e vinhos finos. O Hotel Estilo de Minas oferece atendimento personalizado, café da manhã artesanal e áreas de lazer como cinema, jogos e academia.

Esmeraldas (MG) – A poucos quilômetros de Belo Horizonte, é ideal para contato com a natureza. Possui atrativos culturais e religiosos, como a Igreja Matriz Santa Bárbara e o Centro Cultural Marcos Palombini. O Hotel Fazenda Lagoa Azul é uma das principais opções de hospedagem, com trilhas, cavalgadas, fazendinha educativa, pedalinho e gastronomia regional.

Vassouras (RJ) – No coração do Vale do Café, une charme histórico e experiências culturais. O visitante pode conhecer fazendas seculares, visitar o Museu Casa da Hera e o Jardim Ecológico Uaná Etê, além de admirar a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. O Mara Palace Hotel, em um palacete de 1870 tombado pelo Iphan, reúne elegância, localização estratégica e hospitalidade.

Ano promissor para o turismo
Com tantos destinos e 11 oportunidades de emenda no calendário, 2026 se desenha como um ano especial para viajar, recarregar as energias e fortalecer o setor turístico em todo o Brasil.