A operadora de turismo Interlaken anunciou pelo Facebook neste sábado (26) que fechou, deixando clientes que já haviam comprado passagens e pacotes de viagem preocupados com possíveis prejuízos. Na publicação, a empresa afirma que a razão para o encerramento das atividades é a crise econômica.
“Após 30 anos de serviços prestados ao segmento de turismo, infelizmente encerramos as nossas atividades em função da crise econômica. Lamentamos muito o ocorrido e faremos o possível para sanar individualmente os danos causados a cada um dos clientes”.
Na página da empresa foram publicados comentários de clientes, que haviam contratado os serviços da agência. Alguns relatam que estavam com viagem agendada para o início de 2016.
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A professora Daline Calluf e o marido compraram um pacote para Punta Cana, na República Dominicana, no valor de R$ 9,7 mil. Eles fecharam o contrato em 30 de novembro e deveriam embarcar no dia 15 de janeiro. O casal já pagou mais de 50% da viagem e agora não sabe o que esperar.
“Eu me sinto muito lesada porque programei as minhas férias na empresa. Eu trabalho na Secretaria de Educação e em multinacional e é difícil a gente conseguir encaixar a agenda para uma viagem. O meu marido também é professor, trabalha em cursinho, não temos disponibilidade para viajar em outros períodos. A gente estava na expectativa, estava tudo organizado. Então, para a gente foi bem devastador. Essa não é uma viagem que a gente faz todo dia”, comentou Daline.
Ela contou que havia um grupo no WhatsApp com clientes. A professora foi removida do grupo no dia 24 de dezembro, achou estranho e entrou em contato com a gerente da Interlaken. Ao indagar o que estava acontecendo, ela foi informada que a agência passaria por uma reestruturação.
“A gente entende que o país está passando por uma crise, mas a gente não imaginava que fossemos atingidos diretamente desta forma e tão repentinamente”, disse Daline,
Outros clientes que se disseram lesados e que preferiram não se identificar contaram que compraram pacotes para a virada de ano em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, e agora não sabem o que fazer. As passagens aéreas, disseram, foram confirmadas, porém as reservas nos hotéis da fronteira não.
Dificuldades
Uma funcionária da empresa, que preferiu não se identificar, afirmou ao G1 que já sabia das dificuldades da empresa. “Nós estávamos há três meses sem receber salários. O 13ª também não foi pago. A informação que tínhamos era a de que tudo seria ajustado até o começo de 2016”.
A funcionária também disse que foram criadas duas equipes de trabalho para as festas de fim de ano. “Mesmo com as dificuldades, nós estávamos em atividade normal. Tanto é verdade que as nossas equipes trabalharam neste fim de ano. Antes de encerrarmos o expediente na véspera do Natal, abraçamos os diretores e tivemos o recado que tudo daria certo. Depois fomos surpreendidos com uma notícia dessas, dada pelo próprio diretor a uma colega”.
Contato
A empresa solicitou para que os clientes entrassem em contato pelo e-mail contatointerlaken@gmail.com. Daline fez isso e aguarda um retorno. Para alguns, a operadora já atencipou também por e-mail que não tem como devolver o dinheiro já pago pelos pacotes.
O G1 tentou contato com o advogado da Interlaken, mas ele não atendeu as ligações e não retornou para comentar o caso.