Museu TAM fecha para manutenção e frustra visitantes em São Carlos, SP

Continua depois da publicidade

Na rede social há relatos de pessoas que foram pegas de surpresa. Suposto encerramento das atividades também repercutiu na internet.

G1

O Museu da TAM, em São Carlos (SP), fechou para manutenção e frustrou visitantes que foram ao local e não conseguiram entrar nos últimos dias. Na página do museu nas redes sociais há relatos de pessoas que viajaram mais de 400 km na última quarta-feira (27) e que foram pegas de surpresa. No sábado (30), o site de uma revista especializada em aviação publicou que o museu poderia encerrar as atividades na cidade devido à crise, o que aumentou a repercussão na internet.

Procurada pelo G1 neste domingo (31), a assessoria de imprensa da TAM informou apenas “que o museu está fechado neste fim de semana por motivos de manutenção”. O presidente do museu, João Francisco Amaro, também foi procurado, mas não atendeu as ligações feitas ao celular.

O G1 questionou a assessoria da TAM sobre quando o museu fechou para manutenção e sobre o possível encerramento das atividades local, notícia que repercutiu nas redes sociais. A assessoria informou que o único posicionamento oficial da empresa é a informação sobre a manutenção, citada acima. Funcionários do museu, que não quiseram se identificar, afirmaram que nesta segunda-feira (1º) haverá uma reunião durante a tarde. A assessoria da TAM não confirmou a informação.

Aviso
Na página do museu no Facebook, há uma postagem oficial feita às 14h15 de sábado. “AVISO IMPORTANTE: Devido a problemas técnicos o Museu TAM está fechado neste final de semana. Obrigado pela compreensão”.

Veja também as mais lidas do DT

Logo abaixo há relatos de pessoas que foram ao local e não entraram. Em uma deles, uma mulher diz que foi com o marido e as filhas de 5 anos na última quarta-feira e encontrou o museu fechado. Informada que o espaço abriria na quinta-feira (28), a família dormiu em São Carlos, mas no dia seguinte soube que não havia previsão de abertura do museu. Na postagem, a mulher diz ainda que as filhas ficaram chorando que todos ficaram frustrados.

Em um outro relato, uma mãe diz que na quarta-feira rodou 450 km para realizar o sonho da filha de 5 anos, que esperou meses para conhecer o museu. Ao chegar ao local, ela foi informada que, por conta de um problema na bomba de água, o espaço estaria fechado naquela data. “Desde então estamos tentando contato até mesmo até através do 0800 da TAM e não tivemos retorno algum”, escreveu ela na postagem.

Mudança
Em maio de 2015, o presidente do museu disse em entrevista ao G1 que unidade deveria ser transferida para outra localidade, provavelmente na região de São Paulo. Amaro contou que o “museu ficou muito grande para São Carlos”.

Segundo ele, no início, o objetivo era ter aproximadamente 30 aviões para que aviadores pudessem pilotar aeronaves antigas e raras, como uma experiência única. Mas, com o passar dos anos, o museu recebeu diversas doações.

Atualmente, são quase 90 aviões expostos, mas o número de visitantes é baixo. De acordo com Amaro, apenas às quartas-feiras, quando a entrada é gratuita, é que a procura é maior.

História
O Museu TAM é a maior instituição de companhia aérea voltada para aviação em todo o mundo. O local foi aberto em novembro de 2006 com pouco mais de 30 aeronaves expostas e, no fim de 2008, foi fechado para ampliação.

No dia 12 de junho de 2010, o museu foi inaugurado de forma oficial com 72 aeronaves no acervo e mais de 22 mil metros quadrados. Atualmente, são quase 90 modelos em exposição e mais 30 aguardando o trabalho de restauração. Em 2014, o museu recebeu 110 mil visitantes.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade