Gol cancela voo para Caracas por dívida

Continua depois da publicidade

Folha de São Paulo

Após meses de negociações com o governo da Venezuela na tentativa de repatriar R$ 351 milhões bloqueados naquele país, a Gol decidiu interromper a rota entre São Paulo e Caracas, que opera desde 2007, informa a Folha de São Paulo, nesta terça-feira (9).

Como a medida já entrou em vigor, o voo que sairia de Guarulhos nesta terça-feira (9) não será realizado. Passageiros afetados pela medida estão sendo reacomodados em outras companhias.

Veja também as mais lidas do DT

A Gol já havia reduzido a frequência de 28 para 2 voos semanais desde 2014.

Mas o impasse na Venezuela, somado à grave recessão no Brasil, levou a empresa a engrossar a lista de empresas aéreas, como Air Canada e Alitalia, que encerraram operações na Venezuela pelas mesmas razões.

O problema decorre do complexo sistema de câmbio em vigor no país, onde o governo socialista maneja várias taxas de conversão.

Empresas aéreas são obrigadas a vender passagens em bolívar, moeda venezuelana. Parte do dinheiro arrecadado é usado para gastos locais, como salário de funcionários, pagamento de taxas e de querosene.

Em várias reuniões com autoridades venezuelanas, a Gol buscou solução para repatriar o valor acumulado numa taxa mais favorável, mas nem sequer a intermediação da Embaixada do Brasil e o apoio da Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata) foi suficiente.

A dívida total das companhias supera UD$ 3,9 bilhões, segundo a Iata.

A Gol poderá usar seu capital retido na Venezuela para comprar imóveis ou algum outro patrimônio para preservar os ativos no país.

A TAM, que já havia reduzido a frequência para um voo semanal e tem R$ 161 milhões bloqueados no país, se recusou a dizer se manterá a rota.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade