Ribeirão Preto desponta como mercado importante para diversas frentes do turismo.
Por Tárcia Oreste* (repórter especial freelancer para o DT)
“Turismo é relacionamento”. Assim descrevem o segmento os profissionais que atuam no trade do turismo, participantes da 24ª edição da Feira de Turismo de Ribeirão Preto, evento que abriu espaço para a realização de novas parcerias, entre os dias 18 e 19 de março, no Centro de Eventos Taiwan. Após dois anos suspensa, a Feira marca a retomada do setor.
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Nesta edição de 2022, a 24ª AVIRRP deu início à participação da CVC Corp em feiras ao longo do ano. Em seu estande, a companhia apresenta produtos de cinco marcas que atendem o agente de viagens: CVC Viagens, Rexturadvance, Trend, Visual e Esferatur. Como produto foco, o grupo traz o ‘Torcida Brasil’, já que são os vendedores oficiais da Copa do Mundo no Qatar, e o ‘Rock in Rio’, marcado para acontecer em setembro próximo. Como institucional, a empresa vem com o estande atrelado ao seu “Reprograma”, uma ação com foco em sustentabilidade e diversidade.
A CVC Corp está promovendo, também, as landing pages do ‘Rock in Rio’ e ‘Torcida Brasil’, que são produtos exclusivos e com bastante procura no momento. De acordo com a coordenadora de Trade Marketing da CVC Corp, Maryane Giacometi, a ideia agora é retomar os trabalhos com mais campanhas, com incentivo para o agente de viagem, participação em mais eventos e com todos os produtos que a companhia tem de exclusividade. “Estamos, de fato, retomando todas as nossas ações comerciais. Estamos muito otimistas com a retomada, os números já estão melhorando na CVC Corp e a gente está bastante confiante”, declarou a coordenadora.
IMPACTOS DOS ÚLTIMOS DOIS ANOS
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras tem sentido, ainda, um pouco dos impactos dos últimos anos, em decorrência da pandemia e, agora, com as questões que envolvem os conflitos entre Rússia e Ucrânia. No entanto, como comentou o coordenador de Marketing da Azul, Kleber Sanches, as expectativas da companhia aérea estão bastante elevadas em relação à retomada do setor. “A retomada já vinha acontecendo. Eu acho que a gente vai ter uma onda ainda melhor até o fim do ano. Estamos apostando”, afirmou Sanches. “A Feira está incrível. Você vê que o trade compareceu realmente em peso aqui. A Feira já está lotada. A gente tem certeza que vai ser um sucesso”, completou o coordenador.
Para o diretor Comercial e Revenue da MSC Cruzeiros, Ignacio Palacios Hidalgo, “é um grande prazer estar de novo presencialmente em uma feira”. A indústria do cruzeiro, particularmente, dentro da indústria que é o turismo e que sofreu muito nos últimos dois anos, foi bastante afetada. No início do mês de março de 2022, apesar disso, a companhia conseguiu continuar com os planos para a sua temporada na América do Sul, o que já marcou um reinício para a empresa.
Segundo Palacios, chegar a uma feira, onde é possível encontrar amigos e parceiros depois de muito tempo é uma coisa revigorante. “Nós da MSC Cruzeiros estamos realmente otimistas. Sempre tivemos um compromisso muito grande com o Brasil. Vamos ter a nossa maior temporada, vamos oferecer mais de 150 mil cabines para os agentes de viagens e participar da feira, afinal de contas, é daqui que partem as experiências, é o início de novas possibilidades de relacionamento e novas parcerias”, disse Hidalgo.
MERCADO RELEVANTE
Pela primeira vez desde o início da pandemia, o Hot Beach Resort volta a receber uma grande convenção em suas instalações. Entre os dias 20 e 25 de março, cerca de 1,2 mil participantes, entre franqueados, fabricantes e convidados estarão reunidos em Olímpia.
Durante a 24a AVIRRP, o gerente Geral, Comercial e MICE, Marcos Bittencourt falou sobre esta realização e sobre a participação da Feira de Turismo depois de dois anos. “É gratificante estar novamente participando, apresentando aqui os nossos produtos. O Hot Beach cresceu bastante. Nós estamos com quatro resorts, sendo um multipropriedade, um parque aquático para 12 mil pessoas diário, e uma capacidade de realização de eventos em todos os segmentos, mesclando lazer com business e eventos sociais”, explicou Bittencourt.