Eleições 2016. Dicas de como colocar o turismo nos trilhos

Continua depois da publicidade
por Eduardo Mieke*
Se eleito, vou cuidar da Saúde, educação, emprego e segurança e transporte!! A não ser que sua Cidade seja turística mesmo (veja post deste tema no Blog), muito provavelmente é isso que você irá ouvir pelos próximos 40 dias. Mas isso não significa quatro anos, não é?

O desafio aqui é aproximar a atividade turística ao discurso do VOTO, mediante àquelas prioridades da população. De fato, não se constrói campanha nenhuma tendo o Turismo como mote principal. Não dá voto. Simples assim. Portanto, o que temos que mudar, somos nós mesmos.

De fato, não se constrói campanha nenhuma tendo o Turismo como mote principal. Não dá voto. Simples assim

Fundamentalmente, refiro-me à postura com que se estabelece uma Agenda Legislativa, que  começa na campanha, sobretudo com os prefeitáveis. O Brasil C&VB, por exemplo, tem atuado junto aos C&VB promovendo reuniões com os candidatos. Outras entidades regionais, como a Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur), no Paraná, também seguiu esta linha. Muito as felicito!! E certamente, há outros exemplos. Acaso saiba de algum, comente aqui ou no Facebook.

Aqui vão algumas dicas de objetivos, que podem ser úteis para este processo para aqueles que estão pensando em se reunir com futuros os Prefeitos.

Veja também as mais lidas do DT

1o. A PAUTA DE DEMANDAS DO TURISMO.

Antes de começar a Agenda, o trade e o Terceiro Setor devem elaborar juntos, uma Pauta de Demandas. Observe o quanto o turismo na sua cidade está voltado para o desenvolvimento econômico da sua Cidade. Construa esta pauta com demandas, associadas com respectivas soluções realísticas. Estude-as tecnicamente. Você perceberá que há itens que demandam recursos federais e outros, força de vontade. Não coloque tudo no mesmo saco, priorize. Evite (muito) indicar nomes para a Sectur. Uma coisa de cada vez, não embole. Não é o momento para isso. Os Prefeitos ainda não sabem quem irá ganhar. Isso fica para depois das eleições. Aí, é outra história. O Objetivo (A) é mostre que o grupo está ali para somar/ajudar o futuro gestor público.

2O A ARENA.

É no COMTUR. Mas, na ausência de um, a Associação Comercial, CDL ou Rotary são lugares que resolvem. Reúna-os juntos ou não. O objetivo (B) é perceber o quanto cada candidato percebe o turismo como oportunidade para a Cidade. Lembre-se que ele pode vir à reunião ainda pensando que turismo é somente viajar ou fazer festa. E de fato, muitos também não tem esta noção mesmo!  Mas isso não é um problema. Não é ruim. Pelo contrário, faça deste processo o objetivo (C) que é fazer do grupo esta referência sobre turismo que ele próprio não tem. Ele precisa perceber que ele é que irá precisar do grupo.

Os Prefeitos ainda não sabem quem irá ganhar. Isso fica para depois das eleições. O Objetivo (A) é mostre que o grupo está ali para somar/ajudar o futuro gestor público.

Faça isso pela sua Cidade e não por outro motivo qualquer. Pense nisso. Ao final do encontro, entregue em mãos um documento contendo a Pauta de Demandas do Turismo da sua Cidade. Tire fotos. Dê entrevistas. Registre. Envie a nota para os jornais da cidade. E aguarde o resultado de Outubro.

Dúvidas, esclarecimentos? Precisa de ajuda em organizar as reuniões na sua cidade? Pergunte.

Abraços, Eduardo Mielke.
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade