51ª ABAV Expo é aberta, em Brasília, com apelo por maior presença do Turismo no desenvolvimento econômico

Continua depois da publicidade

Na noite desta quarta-feira (25), aconteceu a solenidade de abertura da 51ª ABAV Expo, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O evento em si começa nesta quinta-feira (26) e vai até o próximo sábado (28), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), na capital federal. Ao todo, segundo os organizadores, vai reunir, no CICB, 1.500 marcas participantes, em 198 estandes.

Por Cecília Fazzini*

A presidente da ABAV nacional, Ana Carolina Medeiros, convocou trade, governo e setor privado a conciliarem objetivos para promover o setor para que ultrapasse a participação ainda tímida de 8% no Produto Interno Bruto.

Veja também as mais lidas do DT

A dirigente, que é natural de Brasília, mas cresceu no Maranhão, ressaltou a emoção de desembarcar com o evento na cidade que se torna pujante com atrativos aos viajantes.
Cenário de negócios, novidades em produtos, destinos e debate de temas relevantes do turismo. Medeiros comemorou a marca de 1500 expositores, 140 compradores nacionais e do exterior e 30 mil. “O futuro já está presente na ABAV Expo que contará com maior interatividade com games que permitirão ao público imergir nas novidades expostas”.

Abav Expo
Ana Medeiros, em seu pronunciamento (Crédito: Paulo Atzingen – DT)

Confira vídeo:

Fórum ABAV 2030

Outra evidência da forma com que a entidade se alinha à modernidade e ao que o mundo espera das agências de viagens é a realização do Fórum ABAV 2030, que atualizará os empreendedores sobre os caminhos da sustentabilidade.

Com a fala repleta de agradecimentos, a presidente da ABAV falou do empenho em fazer prosperar pautas como a da responsabilidade civil das agências, vetada pelo governo federal. Reiterou o pedido para que a questão seja transformada em Medida Provisória, tal a relevância para os negócios e estabilidade do setor.

ABAV Expo
O ministro do Turismo, Celso Sabino (Crédito: Paulo Atzingen – DT)

Investimentos e resultados

Ao defender que a convergência pelo crescimento do turismo seja meta comum dos setores público e privado, Celso Sabino, ministro do Turismo, lembrou os novos investimentos em infraestrutura. Ao todo a gestão do presidente Lula aportou para este fim 1, 6 trilhões no programa que amplia e estimula a movimentação das pessoas pelo País.

Também citou o crescimento de 18,5 % na malha aérea que incentiva novas chegadas de turistas estrangeiros. “Estamos vencendo as notícias falsas e revelando no exterior a solidez da democracia, da segurança e economia brasileiras.

Sobre os números favoráveis, o ministro citou que entre janeiro de 2023 e agosto deste ano foram criados 315 mil novos postos de trabalho no turismo. E a cadeia do turismo movimentou receita de R$ 213 bilhões no período de oito meses de 2024.
Também reportou o volume de passagens aéreas vendidas. No exercício passado foram 112 milhões de bilhetes emitidos, o que evolui a passos largos pois, até agosto deste ano as emissões totalizaram 110 milhões.

Ao final de sua apresentação, Sabino assinou perante o auditório lotado, documento público que registra o ingresso da ABAV nacional na Organização Mundial do Turismo.

O auditório do Centro de Convenções Ulysses Guimarães lotou com a solenidade da ABAV-Expo 2024:

Nova campanha e imagem do Brasil

Marcelo Freixo, presidente da Embratur frisou a aproximação de meio século do órgão de promoção do turismo nacional com ABAV. E aproveitou a cerimônia de abertura do evento para um anúncio importante. Em maio de 2025 será realizado o Visit Brasil Summit , no Rio, no qual será lançado o novo Plano de Marketing da Embratur. ” Vamos atualizar a nossa imagem fora do país, porqueo último plano nesse sentido é de 2003. Já estava na hora de repensar essa estratégia”, considerou Freixo.

Em ressonância à convocatória de união do setor, ele acrescentou: ” O turismo passa pela boa política de estado e o que se propõe é sermos agentes de ação e não de reação”

SERVIÇO:
ABAV Expo 51
Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília/DF
Data: 26 a 28 de setembro | Visitação para o público em geral: 28 de setembro
Horário: das 13h às 20h

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade