por: Vitória Ruano*
Evento acontece em dez pontos da cidade com mais de 80 atrações para o feriado prolongado
A frente fria que se instalou nos últimos dias no Sudeste e litoral paulista não estragou o feriado dos visitantes que escolheram descer para a Baixada Santista. Desde sexta-feira (5), Santos recebe a 5ª edição do Festival do Café em dez pontos da cidade. A programação estará disponível até esta terça-feira (9) com mais de 80 atrações gratuitas como atividades musicais, palestras, passeios culturais, oficinas gastronômicas, visitas monitoradas, vendas de artesanato, exposições e o Espaço Café com Leite, voltado para o público infantil.
O evento tem objetivo de apresentar para turistas e moradores a importância da produção e comercialização do café para a história e economia do município, desde o início da exportação do grão na segunda metade do século XIX até os momentos atuais.
“Sou apaixonado e não vivo sem esta bebida. Com o sabor inexplicável, ela me recarrega todos os dias antes do trabalho e após as refeições. E unir as minhas duas paixões (Santos e Café) não tem preço”, declara o carioca Miguel Martins, funcionário da Marinha do Rio de Janeiro.
Veja também as mais lidas do DT
Em apenas três dias, a festividade já atingiu mais 51 mil degustações de dez marcas da bebida. No ano passado compareceram ao encontro 45 mil pessoas e, em 2019, a expectativa é de 50 mil.
“O evento é muito importante para a cidade, porque reporta ao período de ouro da região. O café era o maior produto de exportação nacional e passava pelo Porto de Santos. Ao caminhar nas ruas era possível sentir o aroma da bebida. Esse festival é uma forma de promover e impulsionar a revitalização do centro histórico santista. A prefeitura está realizando diversas ações para potencializar o comércio e turismo regional”, comenta Odair Gonzalez, Secretário de Turismo de Santos.
Atualmente, o Brasil é o maior produtor de cafés do mundo, de acordo com o Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (Cedesp), mais de 900 mil toneladas de grãos foram exportadas pelo cai santista até maio deste ano, ou seja, cerca de 80% dos grãos brasileiros saem do Porto de Santos.
Café Santos Futebol Clube
Outra novidade do festival foi o lançamento do café do Santos Futebol Clube, produzido pela marca Café Esportes. Ao visitar o Memorial das Conquistas é possível conhecer a trajetória do café que cruza o caminho do time nacional e ainda, degustar a nova bebida.
“É um momento ideal para o lançamento deste produto. A história do time é veiculada com o mercado cafeeiro. Até o início dos anos 70 o investimento de comerciantes e barões no clube era extremamente grande. Por isso, um dos primeiros uniformes dos jogadores santistas possuía o desenho de folhas de café. Quando os atletas recebiam o prêmio, ganhavam sacos de café e ao passar nas ruas eram aclamados com grãos”, ressalta Alex Fernandes, coordenador do Memorial das Conquistas, do Santos Futebol Clube.
Santos não é apenas praia e tem muito para oferecer ao turista. Além do festival, a cidade proporciona atrações para todas as idades como o passeio monitorado pelo Centro Histórico, em bondes de 1900; a visita ao Museu Pelé, Monte Serrat, Aquário, Orquidário, Laje de Santos e também, ao maior jardim à beira mar do mundo.
Ficou curioso? Confira a matéria completa sobre as atrações da cidade na edição de sábado (13).
Para mais informações sobre a programação do Festival Santos Café clique aqui
*O DIÁRIO viajou a Santos convidado pela Secretaria Municipal de Turismo de Santos