6ª edição do Connection realizado no centro de Gramado teve mais de 1300 inscritos
Encerrou no domingo, dia 21, a 6ª edição do Connection Experience, que neste ano abordou o tema “Terroirs do Brasil”. O evento superou todas as edições anteriores em termos de espaço e número de inscritos, mais de 1300 participantes realizaram imersões em conteúdo e experiências que destacaram produtos únicos e de origem.
Ao longo dos cinco dias de evento que ganhou o coração de Gramado, (Palácio dos Festivais, Rua Coberta e Sociedade Recreio Gramadense), o Connection mostrou a força e a capacidade do país, de norte a sul, na geração de produtos e destinos com identidades únicas.
Veja também as mais lidas do DT
“Foi uma edição que impactou vidas, conectou o pequeno produtor rural com público final e com empreendedor comprador. Além disso, a área de conteúdo teve com auditório lotado as duas manhãs porque o assunto era realmente instigante e atrativo devido às histórias de cada palestrante”, avalia o CEO do evento, Eduardo Zorzanello.
A movimentação do final de semana na Alameda Terroir/Rua Coberta surpreendeu também aos expositores, que por meio de suas produções, mostraram ao público a biodiversidade dos seis biomas brasileiros: Pampa, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Amazônia.
“Foi demais estar aqui em Gramado participando deste evento. Foi muito gratificante mostrar ao público os benefícios do café de açaí e seus benefícios para a saúde”, comenta Valda Gonçalves, do Inova Amazônia.
O Connection Experience proporcionou a todos os participantes conexões que estimularam a geração de negócios, o aprendizado, a integração entre territórios, IGs e destinos.
“Nós sabemos da imensidão do nosso país, mas não damos conta de interagir com todas as culturas e saberes e, de certa forma, o Connection trouxe o Brasil para Gramado e oportunizou participantes, visitantes e comunidade a conversarem e entenderem cada produto e sua produção, ampliando a valorização desses trabalhos”, enfatiza Marta Rossi, CEO do evento.
Co-realizador do evento, o Sebrae RS entende que o turismo qualifica ainda mais os produtos de origem.
“A pequena empresa é totalmente orientada a essa pauta, os destinos, a capacitação e qualificação são pautas que nós não podemos abrir mão de trabalhar junto com o poder público e com empreendedores. E esse evento traz o acolher de novos produtos e novas ideias”, destacou Ayrton Pinto Ramos, diretor técnico do Sebrae RS, durante solenidade de abertura do evento.
Segundo a coordenadora de Turismo da entidade, Amanda Paim, a entidade sempre busca uma maior aproximação com o pequeno produtor/empresário para fomentar a cadeia produtiva.
“Nós auxiliamos os pequenos produtores sobre quais formas podem ser trabalhadas, de como enxergar o produto e seus potenciais econômicos para que ele seja mais valorizado e que o mercado se torne mais competitivo”, frisa apontando o essencial aos consumidores: “Orgulhe-se da sua região, fomente a economia e auxilie produtos locais”, completa.
Atividades paralelas
Pela primeira vez na história, uma rodada de negócios foi proposta para produtores com selo IG e compradores. Na Sociedade Recreio Gramadense as 27 IGs presentes no evento realizaram pitches de 2 minutos para apresentação de seus produtos e manejos de produção, na sequência, muito networking e troca de ideias. A ação serviu de modelo para ampliar a divulgação de produtos únicos.
Na Arena Origem Brasil o Senac realizou 12 oficinas gastronômicas utilizando insumos com terroir.
“Foi uma grande satisfação participar, principalmente para os chefs trabalharem com produtos diferentes. Foi um desafio para a criação de receitas novas a partir dos produtos com terroir”, destaca Daniela Barbosa, diretora do Senac Gramado, frisando que a receptividade do público foi ótima. “Pessoas ficaram muito interessadas em ter a receita”. Os pratos eram apenas finalizados na Arena e o chef explicava o processo e o produto utilizado.
O Rio Grande do Sul assinou como Estado anfitrião do evento que contou com o patrocínio da Prefeitura de Gramado, apoio da Sicredi Pioneira, da Achoco e Fecomércio, apoio das entidades Famurs, AbavRS e AbavSC, Laghetto Hotéis a rede hoteleira oficial e a Adyltelecon a internet oficial do evento. Mais informações no site connectionexperience.com.br ou nas redes sociais @connection_experience.