7ª edição do Goût de/Good France une gastronomia e Jogos Olímpicos

Continua depois da publicidade

O Goût de/Good France, grande celebração da gastronomia francesa que acontece de 1º a 15 de junho, na França e no mundo inteiro, está de volta para sua 7ª edição


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Organizado por uma iniciativa conjunta do Ministério da Europa e dos Assuntos Estrangeiros da França e do chef Alain Ducasse desde 2015, o evento tem como objetivo divulgar a cozinha francesa pelos cinco continentes e promover a atratividade turística da França. De fato, um terço dos turistas escolhem visitar a França para descobrir, antes de tudo, sua gastronomia. Há 14 anos, a “refeição gastronômica dos franceses” foi registrada como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, assim como a famosa “baguette”, em 2022.

Veja também as mais lidas do DT

O Goût de/Good France permite maior visibilidade internacional à gastronomia francesa e aos chefes e artesãos participantes. O evento é uma grande celebração da gastronomia, mas também do dinamismo e da criatividade dos chefes e artesãos, franceses ou brasileiros formados na França. Esse evento é visto como uma mensagem de excelência, vitalidade, modernidade e responsabilidade da gastronomia francesa, ao redor do mundo.

Entre 1° e 15 de junho, várias cidades brasileiras se unem em uma grande celebração da gastronomia francesa. Uma série de eventos organizados pela rede diplomática da França, como aulas em restaurantes-escola e receitas compartilhadas por chefs renomados, aproxima o público do jeito francês de estar à mesa.

Oito capitais participam este ano da edição brasileira: Belo Horizonte, Brasilia, Fortaleza, Goiânia, Natal, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, além da Vila de São Jorge e de Alto Paraiso, no coração da Chapada dos Veadeiros. Os chefs dos restaurantes participantes irão preparar um menu em três etapas: entrada, prato principal e sobremesa, deixando espaço para a criatividade, brincando com ingredientes, misturando os sotaques. Não há um valor único para os menus. Cada estabelecimento determina o preço em função do que será oferecido, sempre propondo pratos bem elaborados, com ingredientes de primeira qualidade, levando em conta a sustentabilidade e uma cozinha responsável.

Paris 2024

Este ano o Goût de/Good France pega carona nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris 2024 e traz o tema « Esporte e Gastronomia ». Na arte da cozinha, assim como no esporte, a disciplina, o rigor, a precisão, são palavras-chave. Além disso, vários chefes de renome mundial como Thierry Marx são, por exemplo, grandes esportistas como também grandes figuras da gastronomia. Devido aos valores em comum que esses dois temas compartilham e, por ser ano de Jogos Olímpicos, nada mais natural do que juntar os dois! O desafio dessa edição será uma criação inédita, inspirada no esporte. Inspirado em um esporte praticado pelo chef, um visual que lembra um esporte, um prato adaptado a esportistas de alto nível – deixamos os chefs surpreenderem seus clientes!

Em Brasília, o restaurante-escola Senac prepara uma aula sobre a clássica sobremesa Paris-Brest, que nasceu em homenagem à prova de ciclismo cujo circuito liga as duas cidades, Paris a Brest. No Rio, chefs renomados vão ensinar receitas imperdíveis a personalidades do esporte.

Em São Paulo, o evento acontece de 4 a 11 de junho, e vários chefes de restaurantes famosos participam dessa edição: Le Bulô (Ricardo Lapeyre), Le Cordon Bleu 5patrick Martin), Esther Rooftop (Benoît Mathurin), Le Skye (Emmanuel Bassoleil), Les Deux Magots, Le Napoléon, o chef Pascal Valéro, Ecully, Le Jazz, o Atelier Voltaire, La Boulange, Barry-Callebaut Chocolate Academy (Bertrand Busquet), Le Petit Nicolas, St-Chico, entre outros.

Os chefs e artesãos participantes se beneficiarão de uma campanha de comunicação nacional e internacional promovendo seus trabalhos, suas habilidades e experiência, com o apoio ativo dos serviços de comunicação do Consulado Geral da França em São Paulo e da Embaixada da França. As receitas permanecerão no site do Consulado para que todos os usuários possam reproduzi-las em casa. Para conhecer as criações, acesse o link.

Os participantes também serão convidados para uma recepção na Residência do Cônsul Geral da França em São Paulo no dia 13 de junho.

Leia mais:

Paris terá quatro pontos turísticos fechados nas Olimpíadas

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade