Na manhã desta quarta-feira (19), no WTC Events Center, na capital paulista, a abertura da sétima edição do Fórum Visite São Paulo foi marcada pelo direcionamento de ações para ampliar a promoção do turismo paulista – Interior e região da metrópole
*Por Cecília Fazzini do DIÁRIO
Atrair mais visitantes, encantar quem visita os destinos e produtos turísticos do Estado de São Paulo e, sobretudo, fidelizar o viajante que circula pela diversidade da oferta do destino como um todo. Toni Sando, presidente executivo do São Paulo Convention & Visitor Bureau (SPCVB) apresentou as diretrizes do Marketing de Destinos, na abertura do 7º Expo Fórum Visite São Paulo. O encontro, que se estende por todo o dia, inclui, ainda, reunião técnica, no período da tarde, de representantes do Contur – os Conselhos de turismo – de todos os municípios paulistas.
Veja também as mais lidas do DT
Sando ressaltou a capacidade do Estado de atrair eventos – 4 mil inseridos no calendário de 2024 – entre esportivos, shows musicais, feiras, de conteúdo e tantos outros que fazem do destino paulista um espetáculo à parte, conforme o dirigente. Mas a seara do turismo paulista quer mais. “Nosso esforço é no sentido de encantar e se manter na memória afetiva, para fidelizar o visitante de forma entusiasmada”, disse.
Consolidar as localidades de atrativos naturais recebe destaque no norteamento do programa que une os setores público e privado, mas Sando sintetizou o desejo de consolidar os destinos com alma, que guardam sutilezas preciosas em seu apelo ao visitante. Desembocar no desejado conceito de destinos hospitaleiros compõe a meta daqueles atores que trabalham, para fazer prosperar o turismo paulista, confirmou o executivo do SPCVB ao confirmar que a infraestrutura do Estado têm levado adiante investimentos que apontam nesta direção. Uma tendência mundial que visa conectar e manter o visitante integrado e encantado com os atrativos locais. “Não podemos ficar de fora na tarefa de aumentar o fluxo de visitantes e transformar o viajante eventual num visitante frequente.
Atuar em rede é outro trunfo da iniciativa de divulgação em ampla escala do órgão, conforme Sando, que confirmou a empreitada de manter ativo o radar para captar eventos nacionais e internacionais para potencializar o turismo paulista e paulistano.
Stopover, esforço conjunto
São Paulo, que abriga em seu território três dos principais aeroportos internacionais, tem acertado com quatro companhias aéreas e secretaria do turismo o lançamento em maior escala da campanha publicitária “Topo Ver” – trocadilho com a palavra stopover. Iniciativa visa não simplesmente reter o visitante, mas também estimular esse turista transitório a explorar as possibilidades do destino.
São Paulo tem acertado com quatro companhias aéreas e secretaria do turismo o lançamento em maior escala da campanha publicitária “Topo Ver” – trocadilho com a palavra stopover.
Para reforçar o apelo a todos os participantes, Sando lembrou aos presentes a relevância de focar no turismo, nas pessoas e na forma de bem-receber do destino paulista. Estímulo que alcança promoções estendidas a colaboradores dos próprios órgãos que atuam no turismo do Estado, como, via inscrição, a possibilidade de assistirem ao show do cantor Fábio Júnior, no próximo dia 5 de julhoo, no CTN – Centro de Tradições Nordestinas, na capital paulista.
A gestão pública como protagonista
São Paulo é a força motriz da economia do País também em relação à cadeia que move viajantes e empresários dessa atividade. O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, anfitrião do evento, sintetizou em números a marca da pujança paulista. Um cenário representado por 14 feiras nacionais e 3 mais 36 previstas, além de 4 internacionais e 7 em gestação; 22 road shows já concretizados, de um total de 29 previstos e 30 guias temáticos digitais implantados para atualização do visitante.
O titular da pasta do Turismo considerou avanços, sobretudo a partir da parceria firmada com o Visite SP e SPCVB, além da união e fortalecimento do trade turístico, concretizado na campanha bem-sucedida para o prosseguimento do Perse, o programa de contrapartida fiscal implementado por lei no período pós-pandemia.
“São Paulo tem todos os fatores confluentes para seguir adiante, considerando o turismo na perspectiva da agenda econômica de 110 mlhões de compradores do que temos a oferecer”, sentenciou Lucena.
São Paulo tem todos os fatores confluentes para seguir adiante, considerando o turismo na perspectiva da agenda econômica de 110 mlhões de compradores do que temos a oferecer”, sentenciou Lucena.
A ampliação do acesso ao crédito aliada à criação de roteiros regionais (47 regiões turísticas do Estado) e o desenvolvimento de novos conspiram a favor para incrementar a oferta do destino no Brasil e no exterior. Nessa pauta também está incluída a qualificação contínua de profissionais do setor, sintetizada pela Coordenadora de Turismo da SeturSP, Ana Cristina Clemente. De acordo com ela, a ação integra outras secretarias, já ofertou 22 mil vagas pra formar profissionais em cursos superior e técnicos e a meta é disponibilizar 100 mil vagas, até 2026, integradas com a empregabilidade e com empresas do trade.
Com os programas de incentivo já foram beneficiados 182 municípios paulistas, através de 12 convênios assinados, um aporte de R$ 348 milhões, em 2023. E mais R$ 4 milhões destinados à 60 localidades com potencial turístico, na forma de repasses só nos primeiros 5 meses do atual exercício.
Investimentos
Gustavo Grisa e Eduardo Madeira, consultores da Agência de fomento invest SP confirmaram ao público do 7º. Expo Fórum Visite São Paulo a relevância do trabalho conjunto entre as áreas pública e o segmento privado e assinalaram os projetos em andamento. Ao todo 40 constantes do portfólio que envolvem R$ 8 bilhões, dos quais R$ 2 bilhões em negociação em 7 distritos paulistas, entre aqueles já criados e os que se encontram em fase de implantação.