Sabia que há diversos países para viajar sem passaporte? Essas nações não exigem toda a burocracia envolvendo o documento para os turistas brasileiros e, por isso, são muito procurados.
REDAÇÃO DO DIÁRIO
De acordo com dados do estudo “Expectativas 2024”, da empresa de pesquisa Hibou, 23% dos brasileiros têm como prioridade viajar para o exterior. Pode parecer pouco, mas basta pensar que a viagem, nesse caso, entra como meta principal – à frente da saúde ou estudos, por exemplo. Portanto, há muita gente querendo embarcar para outros países neste ano.
Veja também as mais lidas do DT
A boa notícia é que, para quem deseja realizar esse sonho sem gastar dinheiro ou perder tempo com a emissão de um passaporte, existe uma lista com nove países incríveis. Confira a seguir as dicas.
Argentina
Brasileiros podem viajar sem passaporte para a Argentina. Só é necessário apresentar a carteira de identidade nacional (RG) em boas condições e com uma foto atual. Caso seu RG seja muito antigo, também é possível viajar com um passaporte brasileiro válido.
Bolívia
Para entrar na Bolívia o brasileiro não precisa nem de passaporte e nem de visto. Segundo as autoridades, os viajantes do Brasil podem circular pelo país por até 90 dias e graças ao acordo do Mercosul. É preciso somente do RG.
Chile
Quem pensa que precisa de passaporte para viajar para o Chile, está enganado. Na verdade, os brasileiros podem apresentar apenas o documento de identidade nacional (RG) para pisar em solo chileno. Só se certifique de que o RG foi emitido nos últimos dez anos.
Colômbia
Assim como os países acima, é possível viajar para a Colômbia portanto somente com o documento de identidade original (RG). No entanto, esse RG precisa estar dentro da validade e em um bom estado de conservação, com a foto que permita identificar claramente quem o passageiro é.
Equador
Não há requisito especial, uma vez que turistas brasileiros podem permanecer no Equador por até 90 dias sem visto. Devido à existência de acordo do MERCOSUL sobre documentos de viagem, cidadãos brasileiros podem ingressar no país portando documento de identidade civil, sem necessidade de passaporte.
Paraguai
Na travessia da ponte, os brasileiros maiores de 18 anos, precisam ter a Cédula de Identidade Civil – RG, atualizada em até 10 anos. Para quem pretende dirigir pelas ruas, é preciso contratar um seguro obrigatório, o Carta Verde, ele garante a seguridade de cidadãos. As entradas são permitidas a partir das 5h até as 14h, para os brasileiros interessados em fazer compras no Paraguai.
Peru
Os cidadãos do Brasil que viajam para o Peru podem entrar apenas com seu documento ou carteira de identidade nacional em formato físico. Também podem apresentar um passaporte válido por pelo menos 6 meses. Não é exigido visto de turista ou de negócios. O período máximo de permanência é de 180 dias.
Uruguai
Brasileiros entram no Uruguai com a carteira de identidade (RG) original emitida há no máximo 10 anos, com a foto bem reconhecível. Lembrando que se você quiser pode apresentar seu passaporte no ligar do RG. Não é aceita carteira de motorista (CNH).
Venezuela
A Venezuela é mais um dos países para viajar sem passaporte quando se trata de brasileiros. Assim como os demais destinos citados nesse artigo, os viajantes devem portar RG, com a possibilidade de ser o passaporte também, mesmo não sendo obrigatório. Também não precisam de visto.