O termo está em alta e ele tem tudo a ver com o crescimento da internet.
Bora conferir os detalhes?
O que é Nômade Digital?
O termo nasceu na língua inglesa (digital nomad) e, apesar de parecer só ter atingido o português brasileiro em meados da década de 2010, o termo já era popular em outros países desde o início dos anos 2000.
Seu significado está atrelado aos conceitos de avanço tecnológico e como a dinâmica do trabalho irá acontecer de agora em diante, bem como a possibilidade de ser independente de local físico para exercer sua função. Ou seja, o Nômade Digital é aquele que trabalha pela internet, de onde quiser e como puder.
Impulsionado pela pandemia, o trabalho remoto é considerado o novo normal. Além disso, a fuga da tradicionalidade do trabalho em escritório sempre foi um anseio para muitos trabalhadores, que hoje veem a possibilidade de serem independentes e livres para construir suas próprias rotinas de trabalho.
Como ser um nômade digital?
Trabalhar pela internet exige que você tenha pelo menos uma habilidade digital muito bem desenvolvida. Isto é:
Para realizar traduções: Conhecimento de uma língua estrangeira, técnicas de tradução e o domínio de digitação e o uso de ferramentas como Word, Google Docs, etc.
Para trabalhar com arte gráfica: Dominar ferramentas como o Photoshop, o Illustrator ou o sketch e desenvolver sua capacidade de desenhar digitalmente.
Para trabalhar como desenvolvedor (aplicativos, sites, jogos, etc.): Entender a diferença entre front-end e back-end, estudar as linguagens de programação mais populares para cada uma das modalidades.
Para trabalhar com redes sociais: Entender sobre métricas, marketing de conteúdo, inbound marketing e aprender a atender às necessidades de uma persona em específico. Então, aprender os formatos de posts e estudar cada plataforma que for utilizar.
Para trabalhar como Copywriter/redator: Ter um bom domínio da língua portuguesa e da sua aplicação em linguagem persuasiva. Precisa aprender a interpretar personas e aflorar estratégias, escritas e não-escritas, para aumentar as métricas de um site.
Ufa! São tantas possibilidades e requisitos diferentes… Mas esta é uma boa luz para você explorar as possibilidades e começar a se dedicar a aprender uma habilidade digital o quanto antes.
Como ser um nômade digital na prática?
Aqui vão as 3 dicas.
Dedique-se a dominar uma área específica
Cada área é uma ciência à parte, e apesar de você não precisar dominar todos os conceitos da área escolhida para ganhar dinheiro, você precisará equilibrar seus projetos lucrativos com um estudo constante para continuar se aprimorando. O nômade que não se atualiza logo é deixado para trás.
Por isso, o ideal é escolher sua área e se dedicar somente a ela.

Crie um Portfólio Online
Mentiram para você caso tenham lhe dito que somente os gênios atingem as melhores posições. Principalmente na internet, além do “saber fazer”, é extremamente necessário que você saiba realizar uma apresentação impecável do seu trabalho; e é aí que muitas pessoas com talento ficam para trás.
Conhecer as ferramentas certas para criar um portfólio único e atualizar os novos projetos com rapidez é crucial, e o melhor formato é um portfólio online. Afinal, ele pode ser acessado pelos seus clientes no momento em que você os envia uma proposta inicial, sem baixar nada; além de ser muito prático.
Os melhores países para quem quer morar fora
O top #5 é formado pela Noruega, México, Alemanha, Portugal e Islândia.
Os critérios avaliados foram: custo, a existência de um visto em que “digital nômade” possa se enquadrar com facilidade, facilidade para migrar e a qualidade da internet.
Principalmente para nós, brasileiros, Portugal é um país que não oferece tantas barreiras no idioma, e com poucos meses de convívio já podemos estar nos comunicando sem problema algum.
Destaque-se em seu trabalho, construa o melhor portfólio e escolha seu país-alvo. Não tem erro: com estes passos em mente você atingirá seu sonho de ser um nômade digital em pouco tempo.