A Associação Cozinha da Mantiqueira reuniu mais de 150 pessoas no Hotel Boutique Quebra-Noz, na noite desta terça-feira (18) para o lançamento do livro Sabor da Montanha.
por Paulo Atzingen com fotos de Juneo Videira (De Campos do Jordão)*
Com a presença do prefeito municipal de Campos do Jordão, Marcelo Padovan, donos de restaurantes, chefs de cozinha, empresários e imprensa, o lançamento foi precedido e entremeado por um coquetel oferecido pelo hotel com delícias próprias da cidade que se consolida como um pólo gastronômico do Estado de São Paulo.
O livro Sabor da Montanha reúne deliciosas receitas dos principais restaurantes da Serra da Mantiqueira, e o DIÁRIO participou como mídia convidada.
União
A principal mensagem que a noite ofereceu, principalmente aos visitantes e a quem não vive em Campos do Jordão, foi a organização e o trabalho conjunto da iniciativa privada. A união de chefs de cozinha, restaurantes e hotelaria provou que a organização do setor em Campos do Jordão alcança uma maturidade jamais experimentada. O livro simboliza essa maturidade, reunindo 32 dos melhores restaurantes da cidades da Serra.

O prefeito falou ao DIÁRIO: “A gastronomia é um dos nossos principais atrativos. Campos é conhecida pela riqueza gastronômica que tem. a União desses restaurantes é uma coisa fora de série, mais um passo para colocar a cidade lá em cima, atrair os turistas e mostrar que é possível quando a gente se une”, disse Padovan ao DT.
Já Anderson de Oliveira, ex-presidente da Associação Cozinha da Mantiqueira, e chef do restaurante Dona Chica, diz que o livro vem coroar a Associação Cozinha da Mantiqueira. “Cada associado se uniu e cada qual apresentou o melhor de sua produção, mostrando a sua diversidade que ocorre nesse momento aqui na região da Mantiqueira, com seus pequenos produtores, insumos e uma grande riqueza culinária que temos aqui na região”, enumerou.

Receita, cultura e promoção
O livro foi produzido pela Editora Boccato, contou com a agência de marketing Duna para o projeto gráfico, teve a direção de arte de Marcelo Maceo, além de uma equipe de produção, a Food Designer e Set Styling.
Para o editor André Boccato, a publicação traz uma força cultural e propaga isso. “É um elemento de atração de mais turistas para a nossa região e para nossos restaurantes. O livro é ao mesmo tempo uma peça fundamental, institucional, mas também uma peça promocional. É a primeira vez que se faz um livro que se combina receitas, cultura e promoção”, disse aos presentes.
O que tem no livro Sabor da Montanha?
Entre outras receitas, folheando as tentadoras páginas, é possível encontrar ingredientes da montanha em petiscos, em pratos veganos, em diferentes molhos para truta. Também em massas, risotos e fondues, diferentes criações com pinhão e grelhados de cortes de carne premium. Ainda, há sobremesas inéditas de dar água na boca.

O livro “O Sabor da Montanha” já está disponível para compra na livraria Cultura, no Graal da Rodovia Carvalho Pinto, e através do site oficial do livro. A edição é limitada.
Ainda, a obra tem o Apoio Cultural da Revista Prazeres da Mesa, da Escola Mantiqueira de Gastronomia/Programa Experimenta Mantiqueira. Além do apoio da Rede Graal, da Febtur SP, da EGG Educa e do Parque Capivari-Campos do Jordão.


Livro Sabor da Montanha
Associação Cozinha da Mantiqueira
Editora: Editora Boccato
Valor: R$ 296,00.
Site oficial: www.sabordamontanha.com.br
*Paulo Atzingen e Juneo Videira viajaram a Campos do Jordão a convite da Associação Cozinha da Mantiqueira