Luís Carlos, bairro rural da cidade de Guararema, interior de São Paulo, teve sua antiga estação de trem totalmente restaurada. Inaugurado em 1914, o local carrega nome derivado de Luís Carlos da Fonseca Monteira de Barros, Chefe da 2º Distrital do Brasil e, em outubro, volta a ter atividades frequentes. A Maria Fumaça fará o trajeto que será operado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.
A estação será o ponto de partida da viagem da Maria Fumaça, que, neste último sábado (13), fez sua primeira saída do centro da cidade até a estação revitalizada para convidados. Segundo a presidente da Agência de Desenvolvimento do Alto Tietê (ADRAT), Bianca Colepicolo, o passeio de Maria Fumaça trará pra região um maior fluxo de turistas da capital, Vale do Paraíba e da própria região do Alto Tietê.
Adriano Leite, prefeito da cidade, destacou a importância da revitalização. “Guararema tem seu desenvolvimento diretamente ligado à história da Ferrovia. O objetivo do Projeto é que os visitantes possam desfrutar da bucólica paisagem e, ao mesmo tempo, conhecer a história da cidade e seu envolvimento com o setor ferroviário. forma de resgatar e valorizar a história e o patrimônio da cidade”, conclui.
Os trabalhos de revitalização do bairro foram iniciados em 2013 e buscaram preservar as características arquitetônicas originais da época. As obras também incluíram a implantação de espaços como o Núcleo de Educação Ambiental (NEA), o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e um espaço de Fomento à Cultura.
A cidade de Guararema tem várias atrações como os Parques da Ilha Grande e Pedra Montada, as igrejas de Nossa Senhora da Escada e Nossa Senhora D’ Ajuda, o bairro Cerejeiras e um completo centro de artesanato.
Serviço:
Maria Fumaça – Valor estimado de R$ 50,00 por pessoa
Prefeitura de Guararema (www.guararema.sp.gov.br)
AV



