quarta-feira, abril 16, 2025
InícioEconomia do turismoFITUR 2025: Ministro do Turismo fala sobre o protagonismo...

FITUR 2025: Ministro do Turismo fala sobre o protagonismo do Brasil

A 45ª edição da Feira Internacional de Turismo (FITUR) começou nesta quarta-feira (22), em Madri, com o Brasil em destaque como país parceiro. O evento, que é um dos mais importantes do setor turístico mundial, reúne representantes de diversas nações para promover destinos e fomentar negócios. No Pavilhão 3, o estande brasileiro atrai olhares com apresentações culturais, experiências imersivas e a vasta diversidade natural e cultural do país.

O DIÁRIO participa como midiapartner da Fitur

A apresentação brasileira na FITUR 2025 reflete a variedade de atrações que o país oferece. Entre os destaques, estão o Carnaval do Rio de Janeiro, as praias paradisíacas do Nordeste, os Lençóis Maranhenses, reconhecidos como Patrimônio da Humanidade, e as paisagens exuberantes da Amazônia. Além disso, “Nosso objetivo é proporcionar experiências únicas e exclusivas para os visitantes, promovendo também nossa gastronomia rica em influências indígenas, africanas e europeias”, declarou Sabino.

O estande brasileiro ainda conta com apresentações culturais e reuniões de negócios, fortalecendo parcerias e incentivando investimentos. Portanto, segundo o ministro, a FITUR é uma oportunidade valiosa para reforçar o compromisso com o turismo responsável e sustentável.

Por que os espanhóis devem visitar o Brasil?

Sabino destacou os inúmeros motivos que tornam o Brasil um destino imperdível para os espanhóis. “Temos natureza exuberante, cultura rica, história vibrante e uma gastronomia singular. Além disso, a hospitalidade do povo brasileiro é inigualável”, ressaltou. Dessa forma, destinos como Fernando de Noronha, Salvador e Ouro Preto integram a lista de locais imperdíveis, assim como a Amazônia, que sediará a COP30 em Belém neste ano.

Potencial de investimentos e crescimento

Além de atrair turistas, o Brasil busca cativar investidores na FITUR. O lançamento do Guia do Investidor, elaborado em parceria com a ONU Turismo e a CAF, é uma das iniciativas apresentadas. Esse documento reúne informações estratégicas sobre oportunidades de negócios em várias regiões do país, que conta com infraestrutura em modernização, como aeroportos e rodovias.

“Em 2024, superamos a marca de 6,7 milhões de turistas internacionais. Portanto, nossa meta é alcançar 10 milhões nos próximos anos, fortalecendo o turismo como motor econômico”, afirmou Sabino.

Perspectivas promissoras

O ministro também ressaltou as políticas públicas de turismo implementadas recentemente, como o Plano Nacional de Turismo 2024-2027, que estabelece metas para o crescimento do setor. Entre os objetivos, destacam-se o aumento de visitantes internacionais e a promoção de viagens domésticas, estimadas em 150 milhões de deslocamentos internos neste ano.

Com a presença na FITUR, o Brasil consolida sua posição como líder no turismo da América Latina, apresentando-se como um destino que combina natureza, cultura e oportunidades de negócios. Dessa maneira, “Estamos preparados para receber o mundo de braços abertos, oferecendo experiências inesquecíveis”, concluiu Sabino.

A FITUR é a principal feira de turismo global, reunindo profissionais do setor e promovendo as últimas tendências em sustentabilidade e inovação. Assim, este ano, o evento destaca a relevância do Brasil como destino e parceiro estratégico no mercado internacional.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque