O crescimento da procura de hotéis de luxo e experiências personalizadas foi tema de destaque em apresentações e palestras durante o evento ILTM Latin America 2025, referência no mercado de turismo de luxo da região. O evento contou com 470 marcas expositoras de 56 países. Marcas do setor, como Marriott’s Luxury Group, Accor, Leading Hotels of the World, Belmond, SLH, dentre outras anunciaram expansão de rede e serviços para os próximos anos.
*Por Simone Barros @viagemelifestyle
Durante os quatro dias do evento — de 5 a 8 de maio, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo —, foram realizadas reuniões de negócios e apresentações exclusivas para mídia, com anúncios de novos hotéis pelo mundo.
Turismo de luxo aquecido
Segundo dados da Virtuoso divulgados pelo ILTM, as vendas do setor de turismo de luxo aumentaram 25% em 2024, acumulando alta de 239% em relação ao período pré-pandemia. As viagens de alto valor (acima de US$ 50 mil) cresceram 57%, enquanto safáris e cruzeiros de luxo subiram 48% e 64%, respectivamente.

Para Simon Mayle, Diretor da ILTM Latin America, as perspectivas são positivas para o incremento do turismo de luxo no Brasil. “Acredito que 2026 será importante para o Brasil com ampla divulgação de mais destinos no país, além dos que já são as principais referências – Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu”, afirma o executivo.
Segundo dados da Embratur, o Brasil recebeu 2024 mais de 6,7 milhões de visitantes do exterior e, só no primeiro trimestre de 2025, foram 3,7 milhões de turistas estrangeiros. As projeções da entidade indicam para 2027 que o país deve receber um número acima de 8 milhões.

Novidades pelo mundo
Durante o evento marcas nacionais e internacionais destacaram lançamento de serviços e ampliação de rede de hotéis com foco em turismo de luxo. Almudena Rodríguez, executiva da rede hoteleira com a marca Bulgari anunciou a abertura de unidade em Roma, Itália. O grupo Hilton, que já está com mais de 500 hotéis no portfólio, destacou a abertura do Waldorf Astoria em Osaka, no Japão, e do Waldorf Punta Cacique na Costa Rica. O grupo Starwood anunciou a expansão da rede de hotéis Baccarat, hoje presente somente em Nova York.
A rede Accor reforça seu posicionamento nas áreas de luxo e lifestyle na América Latina. “Acreditamos que os viajantes estão apenas começando a descobrir a incrível riqueza da América do Sul. A equipe de Luxo & Lifestyle da Accor continua aprofundando sua presença entre os destinos mais desejados do mundo,” disse Agnès Roquefort, Diretora Global de Desenvolvimento de Luxo & Lifestyle da Accor. “Nossa ambição nesta região é liderar a indústria em todos os segmentos, o que significa ampliar nossa presença e dar um foco ainda maior ao crescimento das marcas de luxo e lifestyle, como fizemos com o Fairmont Rio de Janeiro,” afirmou a executiva.
Experiências personalizadas
Com o tema “Handmade in Latin America — por pessoas, para pessoas”, a ILTM Latin America 2025 destacou nessa edição o valor das experiências únicas e dos serviços artesanais no turismo de luxo no mundo. “Nesse contexto, o luxo vai além do conceito de ‘feito à mão’ e coloca os agentes de viagem no centro, como verdadeiros artesãos da experiência, construindo roteiros personalizados”, reforça Simon Mayle.

A CEO da BTLA (Brazilian Luxury Travel Association), Camila Barreto, destacou durante o evento que mais do que experiências, os viajantes estão atentos às marcas que atuam com propósito. Para a executiva, o turismo de luxo tem experiências reais junto à comunidades, produções artesanais e trabalhos autênticos expostos nos hotéis. “O perfil do viajante atual de luxo é aquele que busca significado, propósito, conhecer experiências culturais, ações de impacto social”, afirmou Camila.