sexta-feira, maio 9, 2025
InícioEconomia do turismoMaranhão encanta jornalistas espanhóis com turismo cultural, natural e...

Maranhão encanta jornalistas espanhóis com turismo cultural, natural e comunitário

Maranhão: Rota das Emoções e patrimônio da Unesco são destaques de press trip promovida pela Embratur em parceria com o Sebrae

REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências

Dunas onduladas pelo vento, lagoas de águas límpidas e a vibrante ancestralidade de um povo que transforma sua história em experiência viva. Esse é o cenário que recepcionou um seleto grupo de jornalistas espanhóis em uma press trip pelo Maranhão, que teve início nesta quinta-feira (8). A ação integra as estratégias de promoção do Brasil no mercado internacional, promovida pela Embratur em conjunto com o Sebrae, o Governo do Estado do Maranhão e a Secretaria de Turismo de São Luís.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO pela Embratur, a viagem é parte de um esforço coordenado para consolidar o Brasil como destino de destaque para o público europeu, conectando as experiências apresentadas na FITUR e na Vitrine Brasil com os atrativos singulares da Rota das Emoções – itinerário turístico que une cultura, natureza e turismo de base comunitária.

Da história de São Luís às paisagens dos Lençóis Maranhenses

Logo na chegada à capital maranhense, os jornalistas mergulham em um tour imersivo pelo centro histórico de São Luís – patrimônio mundial da Unesco – com a experiência “Cidade Griot”. A proposta é reviver a oralidade, a memória e os traços africanos e indígenas que moldam a identidade cultural da cidade.

Na sequência, o grupo segue para os icônicos Lençóis Maranhenses, recentemente reconhecidos como Patrimônio Natural da Humanidade. Paradas em Santo Amaro, Barreirinhas e Atins compõem o roteiro, proporcionando vivências autênticas com comunidades locais, práticas de ecoturismo e experiências gastronômicas como um piquenique ao pôr do sol e uma visita ao tradicional “Bar do Hora”, às margens do Rio Preguiças.

Fortalecimento da imagem do Brasil no exterior

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, iniciativas como essa contribuem para mostrar ao mundo o que o Brasil tem de mais genuíno. “Queremos destacar nosso povo, nossa cultura e nossa capacidade de acolhimento. O Maranhão reúne todos esses elementos e ainda oferece experiências sustentáveis, com protagonismo comunitário”, afirmou.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou que a ação é uma vitrine das riquezas do país. “Esta é uma forma de promover nossos valores e ampliar as oportunidades para pequenos negócios, que representam mais de 95% do setor turístico brasileiro.”

A secretária de Turismo do Maranhão, Socorro Araújo, ressaltou o potencial da iniciativa: “Acreditamos no poder da imprensa internacional para posicionar nosso estado como destino preferencial no mercado europeu.” Já o secretário de Turismo de São Luís, Saulo Santos, reforçou a importância da presença da imprensa espanhola, um dos principais emissores turísticos da Europa para a capital.

O encerramento da viagem será no Quilombo Urbano da Liberdade, em São Luís, onde os jornalistas terão contato direto com manifestações afro-brasileiras que pulsão na música, gastronomia, espiritualidade e artesanato, sintetizando em uma única jornada a diversidade e a profundidade cultural do Brasil.

LEIA TAMBÉM:

Luiz Thadeu, o viajante de muletas: 151 países, 45 cirurgias e sonhos que não envelhecem

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque