A Atout France, agência oficial de turismo do governo francês, se uniu à Air France para lançar a Mission Salvador – Fortaleza 2025. A iniciativa busca estreitar os laços entre a França e o Nordeste do Brasil, promovendo o fortalecimento das relações turísticas entre os dois destinos.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a operação inédita, que acontece entre os dias 19 e 23 de maio de 2025, acontece em um momento estratégico de ampliação da malha aérea da Air France no Brasil. A companhia confirmou recentemente novos voos entre Salvador e Paris, fortalecendo o posicionamento da Bahia como hub internacional, além do aumento de frequências entre Fortaleza e Paris, e o lançamento da nova rota entre Fortaleza e Caiena, na Guiana Francesa.
Neste contexto de conectividade reforçada, a missão representa uma oportunidade única para que os profissionais do turismo baseados no Nordeste brasileiro se conectem diretamente a marcas e destinos franceses, interessados em estreitar laços comerciais e ampliar sua atuação neste mercado dinâmico e em expansão.
A iniciativa também reforça a estratégia da Atout France de apresentar destinos franceses fora do óbvio, promovendo a diversidade da oferta turística do país, sem jamais deixar de valorizar Paris, ícone mundial de inspiração e desejo.
“O Nordeste brasileiro tem se consolidado como um polo de crescimento e inovação no turismo, e merece atenção especial da oferta internacional. Com a Mission Salvador – Fortaleza, damos um passo importante na direção de uma França ainda mais conectada, diversa e acessível. Queremos incentivar novos fluxos turísticos, promover destinos além do óbvio e, acima de tudo, criar pontes duradouras entre os profissionais do setor no Brasil e na França. A parceria com a Air France é fundamental nesse processo, pois reforça nossa estratégia de desenvolvimento de novas rotas e de aproximação com mercados-chave como Salvador e Fortaleza”, comenta Caroline Putnoki, diretora da Atout France para a América do Sul.
Marcas francesas confirmadas
Entre os participantes já confirmados estão nomes consagrados como a Galeries Lafayette e o Groupe Carré Opéra Pharmacies, que já investem de forma consistente no mercado brasileiro, bem como os destinos ultramarinos Saint-Martin e Martinica e as agências receptivas Elite Turismo, com base em Paris, e T’Air Nature, da Guiana Francesa. A missão também conta com a participação da Vinci Airports, operadora francesa do Aeroporto de Salvador, que estará presente exclusivamente na etapa da operação na capital baiana.
A diversidade do grupo reflete uma estratégia equilibrada entre o fortalecimento de parcerias já estabelecidas e a abertura de portas para novos atores franceses interessados em explorar o potencial do Nordeste brasileiro.
Uma conexão reforçada entre a França e o Nordeste brasileiro
O Brasil representa um mercado prioritário para o turismo francês, com um número crescente de viajantes em busca de experiências autênticas e diferenciadas na França. Em particular, Salvador e Fortaleza se destacam como mercados emergentes, impulsionados pelo crescimento da conectividade aérea e pelo interesse do público nordestino em destinos europeus.
A Mission Salvador – Fortaleza 2025 proporcionará aos participantes uma programação intensa de encontros estratégicos, durante 4 dias, garantindo conexões valiosas com os principais players do trade turístico nordestino. Serão 3 dias de reuniões pré-agendadas, sendo 2 em Salvaor e 1 em Fortaleza, além de cafés da manhã e jantares VIPs em cada uma das capitais. Estão previstos cerca de 200 encontros comerciais.
Um mercado promissor para o turismo francês
Com 213 milhões de habitantes, o Brasil possui um enorme potencial turístico, e o Nordeste brasileiro se destaca como uma região em crescimento no segmento de viagens internacionais. O investimento da Air France no Brasil com ampliação das frequências dos voos e novas rotas facilitará ainda mais o acesso à França, fortalecendo o fluxo de turistas e expandindo as oportunidades para os destinos franceses.
A França segue sendo um dos destinos preferidos dos viajantes brasileiros, especialmente aqueles em busca de cultura, gastronomia, luxo e experiências exclusivas. A operação Mission Salvador–Fortaleza reforça esse posicionamento e cria novas oportunidades para os profissionais do setor expandirem sua atuação e fortalecerem sua notoriedade no Brasil.
Inscrições e Informações
A participação na missão é limitada, e os profissionais do turismo interessados podem entrar em contato para mais informações: Shirley Vieira – Shirley.Vieira@atout-france.fr