sábado, maio 17, 2025
InícioEconomia do turismoAfrica’s Travel Indaba 2025 celebra crescimento com foco no...

Africa’s Travel Indaba 2025 celebra crescimento com foco no mercado brasileiro e aposta em uma África sem limites

A Chief Marketing Officer do South African Tourism, Thembisile Sehloho, celebrou os resultados da edição 2025 do Africa’s Travel Indaba, encerrada nesta semana em Durban, África do Sul. Em entrevista exclusiva ao DIÁRIO, a executiva destacou o aumento no número de expositores, visitantes e representantes da mídia, além do fortalecimento do posicionamento da África como destino turístico plural e acessível.

“Tivemos um aumento de pelo menos 5% a 12% em todos os indicadores que monitoramos, desde a participação de expositores até o número de visitantes credenciados e imprensa”, afirmou Sehloho. “Acreditamos que esta foi uma edição bastante positiva”.

*Por Vinicius Siruli, especial para o DIÁRIO

África Ilimitada: turismo em expansão

Com o tema “Unlimited Africa”, o evento buscou apresentar ao mundo a diversidade do turismo africano. Para Thembisile, a proposta vai além da divulgação da África do Sul: “Queremos que o mundo veja a África como um destino completo. Se você começa sua experiência na África do Sul, queremos que tenha curiosidade para explorar outros países do continente. Nosso objetivo é fortalecer o ecossistema turístico africano como um todo”.

Ela ressaltou ainda que a experiência oferecida aos viajantes deve ser curada, diversificada e personalizada, valorizando a riqueza cultural, histórica e natural do continente.

Crédito: Vinicius Siruli / DT
Crédito: Vinicius Siruli / DT

Estratégia de marketing e colaboração setorial

Internamente, o South African Tourism tem promovido uma forte articulação com o setor privado, governos locais e ações para facilitar a emissão de vistos. Já no cenário internacional, a estratégia de marketing prioriza uma abordagem personalizada, levando em conta as especificidades de cada país.

“Sabemos que o Brasil não é igual aos EUA ou à Europa. Pesquisas mostram que os brasileiros adoram aventura – então, como criar experiências únicas para esse perfil?”, indagou a executiva. Para isso, ações locais têm sido desenvolvidas com foco em promover o país como um destino acessível e cheio de possibilidades.

“Temos nove províncias, cada uma com características muito distintas. O custo do turismo na África do Sul é competitivo, e conseguimos entregar experiências extraordinárias com ótimo custo-benefício”, completou.

Africa’s Travel Indaba 2025 celebra crescimento com foco no mercado brasileiro e aposta em uma África sem limites - Foto: Vinicius Siruli / DT
Africa’s Travel Indaba 2025 celebra crescimento com foco no mercado brasileiro e aposta em uma África sem limites – Foto: Vinicius Siruli / DT

Brasil em foco: aumento de operadores e potencial de expansão

Nesta edição da feira, 18 operadores brasileiros participaram como compradores, um número que representa crescimento em relação ao ano anterior. Segundo Sehloho, o interesse crescente do Brasil é estratégico para os planos da entidade.

“Não vejo os desafios como grandes. Estamos satisfeitos com o crescimento e com a qualidade dos compradores brasileiros. Agora, queremos mostrar o valor dessa participação”, destacou. “Quando esses operadores retornarem e compartilharem suas experiências positivas, isso nos ajudará a atrair ainda mais interessados no futuro”.

A executiva reforçou ainda a importância do trabalho conjunto com a equipe do South African Tourism no Brasil. “Nossa meta é co-criar estratégias que beneficiem tanto o país quanto os negócios locais. O Brasil é um mercado-chave para nós”, concluiu.

Projeções otimistas

Com o sucesso da edição 2025 do Africa’s Travel Indaba, o South African Tourism aposta em uma trajetória de crescimento sustentável e fortalecimento do continente africano como polo turístico global.

A mensagem é clara: a África está pronta para receber o mundo, e o Brasil é parte fundamental dessa jornada.


*O repórter Vini Siruli viajou a convite da South African Tourism, representada pela Business Factory e Índigo Hotelaria – O repórter viaja com Seguro GTA.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque