segunda-feira, maio 19, 2025
InícioPolíticas de turismoAccor e Fórum LGBTI+ unem forças contra a LGBTI+fobia

Accor e Fórum LGBTI+ unem forças contra a LGBTI+fobia

A Accor, referência global em hospitalidade, e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ promoveram nesta sexta-feira (16) o evento “Juntos Pela Erradicação da LGBTI+fobia”, em São Paulo. A ação foi conduzida por TchaKa Drag Queen e antecedeu o Dia Internacional de Combate à LGBTI+fobia, celebrado em 17 de maio. O encontro reuniu autoridades, representantes de grandes empresas, especialistas e organizações da sociedade civil. O objetivo foi debater soluções concretas para criar ambientes mais diversos, seguros e acolhedores.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a programação abordou temas como os limites do que não pode mais ser tolerado, os desafios  enfrentados por pessoas LGBTI+ no mercado de trabalho e a hospitalidade como ferramenta de  inclusão.

Durante a abertura, Antonietta Varlese, Vice-Presidente Sênior de Sustentabilidade e  Comunicação da Accor Américas, reforçou o comprometimento da empresa com o assunto:  “Entendemos que acolher e respeitar as diferenças é essencial para criar experiências memoráveis  e ambientes seguros, tanto para os nossos clientes quanto para os nossos colaboradores. Afinal,  hospitalidade é sobre pessoas. Estamos comprometidos em promover uma cultura de respeito e  valorização da diversidade, fortalecendo os esforços para que as pessoas LGBTI+ tenham seus  direitos humanos plenamente reconhecidos e garantidos na sociedade.”

Tchaka Drag Queen ao lado de Antonietta Varlese, vice-presidente de Sustentabilidade, Comunicação e Relações Institucionais da Accor Américas - Foto: divulgação
Tchaka Drag Queen ao lado de Antonietta Varlese, vice-presidente de Sustentabilidade, Comunicação e Relações Institucionais da Accor Américas – Foto: divulgação

A primeira conversa, “Painel com CEOs – Vamos mudar o que não podemos mais tolerar”, foi  conduzida por Caio Magri, Presidente do Instituto Ethos, e Reinaldo Bulgarelli, secretário-executivo  do Fórum LGBTI+. O debate contou com a participação de executivos como Thomas Dubaere, CEO  da Accor Américas; Rodolfo Eschenbach, Presidente da Accenture na América Latina; Rogerio  Barreira, Presidente da Divisão Brasil da Arcos Dourados; e Elayne Correa, Diretora Geral da Saint Gobain PPL.

Na abertura, Bulgarelli reforçou a importância do evento para mobilizar lideranças e membros da  indústria para a criação de ambientes inclusivos, seguros e respeitáveis para todas as pessoas: “Este  evento nos permite trabalhar em conjunto com nossas signatárias para promover práticas verdadeiramente inclusivas em grandes corporações. A prática da discriminação de pessoas LGBTI+  precisa ser erradicada. Podemos e devemos promover um ambiente seguro e saudável para todes”,  ressaltou Bulgarelli.

Também marcaram presença no evento Raphael Calumby, Coordenador de Políticas para a Diversidade Sexual – Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, que enfatizou o combate ao preconceito, assim como a importância das ações de diversidade, equidade e inclusão (DEI) em empresas e na sociedade para que todas as pessoas possam se sentir incluídas. E Regina Célia Silveira, Secretária Municipal dos Direitos Humanos e Cidadania da Cidade de São Paulo, que enfatizou a relevância da presença do Fórum LGBTI+ no Brasil e a luta constante por espaços que precisam se cada vez mais ocupados dentro da Secretaria e das organizações por pessoas diversas, deu ênfase no cuidado e apoio necessário com pessoas da comunidade LGBTI+ em situações de vulnerabilidade e fez um apelo às empresas para se unirem à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo para desenvolver propostas de desenvolvimento de cunho social e econômico para erradicar o preconceito.

A programação seguiu com mais dois painéis. O segundo, “Eu LGBTI+ no ambiente de trabalho”, reuniu representantes de iniciativas como Fórum de Empresas com Refugiados Acnur, Rede Empresarial de Inclusão Social, Fórum Gerações e Futuro do Trabalho, Diretoria voluntária Movimento Mulher 360, Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e Fórum de Empresas e Direito LGBTI+. No segundo encontro do dia, Reinaldo enfatizou os espaços que o Brasil pode ocupar no avanço das práticas de DEI. O painel trouxe debates sobre o papel fundamental da liderança como ponte para a transformação positiva contra a discriminação, incluindo o contexto político-econômico americano vs brasileiro sobre a necessidade da existência de cotas para incluir pessoas com deficiência e pretas na universidade e no ambiente de trabalho.

O último encontro do dia, “A arte da hospitalidade: recebendo bem viajantes LGBTI+” contou com  Ricardo Gomes, Presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, Cesar Ferragi,  Professor Adjunto no curso de Turismo da UFSCar, Bruno Chateaubriand, jornalista e ex-ginasta, e Jorge Souza, Diretor de Marketing da Orinter.

Saiba mais no site oficial da Accor.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque