Uma falha crítica no sistema de controle de tráfego aéreo provocou o cancelamento de 130 voos no Aeroporto de Paris-Orly neste domingo (18), gerando atrasos e transtornos que se estendem até esta segunda-feira (19).
DA REDAÇÃO DO DIÁRIO com jornais internacionais
A Direção Geral da Aviação Civil da França (DGAC) confirmou que uma falha no radar de aproximação comprometeu as operações no Aeroporto de Paris-Orly, o segundo mais movimentado da capital francesa. No domingo, a autoridade solicitou a redução de 40% dos voos programados, resultando no cancelamento de 130 partidas e afetando milhares de passageiros.
Embora a situação esteja gradualmente melhorando, a DGAC manteve a recomendação de redução de 15% nas operações nesta segunda-feira, alertando que atrasos ainda são esperados.
Destinos mais afetados e impacto nos passageiros
Os voos para destinos como Itália, Espanha, Portugal e sul da França foram os mais impactados. Partidas para cidades como Lisboa, Porto, Roma, Nice e Toulon foram canceladas na manhã desta segunda-feira.
Passageiros relataram frustração com a falta de informações claras e assistência adequada por parte das companhias aéreas. Alguns viajantes, já a bordo das aeronaves, foram obrigados a desembarcar devido à falha no sistema.
Orientações para os viajantes
A DGAC e a administração do aeroporto recomendam que os passageiros com voos programados para hoje entrem em contato diretamente com suas companhias aéreas para obter as informações mais recentes sobre seus voos. Além disso, é aconselhável verificar os direitos dos passageiros em casos de cancelamentos e atrasos, conforme estabelecido pela legislação da União Europeia.