Vila Galé Collection Ouro Preto tem presença do governador Romeu Zena na inauguração
Governador de Minas Gerais destaca investimentos privados, obras de infraestrutura e incentivos ao enoturismo durante inauguração do Vila Galé Collection Ouro Preto.
Por Paulo Atzingen, de Ouro Preto
Durante a inauguração do resort Vila Galé Collection, em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto (MG), na tarde deste sábado (24), o governador Romeu Zema exaltou o papel do turismo como vetor de desenvolvimento econômico. A coletiva de imprensa, realizada na sala de eventos do novo empreendimento, reuniu autoridades, empresários e jornalistas do Brasil e de Portugal.
“Quem empreende, como o Seu Jorge Rebelo (empreendedor do Grupo Vila Galé), está ajudando a sociedade a avançar”, declarou Zema, ao elogiar a atuação do empresário português Jorge Rebelo de Almeida. Segundo ele, o governo de Minas tem como prioridade a atração de investimentos. “Em cinco anos e cinco meses já captamos R$ 478 bilhões em investimentos privados, e estamos a poucos bilhões de romper a marca de meio trilhão,” quantificou.
Obras com verba garantida
Zema anunciou que já estão reservados os recursos para a duplicação da estrada que liga Belo Horizonte a Ouro Preto e Mariana. “Essa obra vai sair do papel, independentemente de quem me suceda. O dinheiro está carimbado, só pode ser usado para isso”, garantiu.

Ao comentar os investimentos em infraestrutura, o governador afirmou que pretende deixar “canteiros de obras em andamento” como legado. “No meu governo estamos plantando mais mogno e eucalipto do que milho e soja. Ou seja, tudo que vai maturar daqui por diante”, afirmou em tom metafórico.
Apoio ao enoturismo e valorização regional
Romeu Zema também citou a expansão da produção de vinhos em Minas como vetor de atração turística. Mencionou a criação da primeira “enovila” do país, localizada na cidade de Bom Sucesso, onde uma vinícola já opera com pousada e passeios. “O vinho atrai turistas, e o que precisar de apoio nosso, Seu Jorge, será dado”, declarou.
Segundo Zema, já foi solicitado à Secretaria da Fazenda um estudo para isenção fiscal do vinho consumido nas próprias vinícolas. “Queremos apoiar com incentivos o que estiver ligado à experiência turística local.”
O governador reforçou que o Estado tem atuado diretamente com centenas de prefeituras em datas como Ano Novo, Carnaval e Corpus Christi. “Hoje, o turismo cresce em todas as regiões. Em segurança pública, Minas virou referência nacional. Ninguém quer sair de casa com medo, e aqui a nossa Polícia Militar — a mais antiga do Brasil — entra em todos os bairros e becos do Estado.”
*Paulo Atzingen viajou a convite do Vila Galé
LEIA TAMBEM:
Vila Galé Collection é inaugurado em Ouro Preto e reforça Minas no turismo internacional