Gonçalo Rebelo, administrador do Vila Galé Resorts, avalia como positiva a trajetória do grupo no Brasil desde 2001 e ressalta que a expansão da rede depende da atuação conjunta com governos locais para garantir infraestrutura e desenvolvimento turístico regional.
Por Paulo Atzingen, de Ouro Preto(MG)*
Desde a inauguração da primeira unidade no Brasil, em Fortaleza, em 2001, a rede Vila Galé tem apostado continuamente no país. “Hoje somos a principal rede de resorts no Brasil, presentes em oito estados diferentes”, afirmou Gonçalo Rebelo, administrador da marca, ao DIÁRIO DO TURISMO durante coletiva de imprensa na abertura do Vila Galé Ouro Preto Collections, em Ouro Preto.

Segundo ele, a experiência tem sido, em termos gerais, positiva, ainda que com variações de acordo com as administrações locais. “Temos tido diferentes experiências em cada estado e município, mas o balanço é bom”, avalia.
Rebelo enfatiza que o sucesso de um resort vai além do empreendimento isolado. “Os hotéis não podem funcionar sozinhos, não são ilhas. Para desenvolver muitos destes projetos, é necessário o envolvimento da prefeitura ou do estado, especialmente na criação de infraestrutura, redes de acesso, energia e transporte para os funcionários”, explicou.
“Precisamos que o município se desenvolva”
Além do suporte logístico, ele ressalta que é fundamental o esforço dos municípios para gerar atratividade própria. “O verdadeiro benefício para o município é não só que o turista venha até ao resort, mas que conheça outras áreas, que tenha uma integração com o território”, disse. “Não é nosso objetivo manter o visitante fechado dentro do hotel. Precisamos que o município se desenvolva, crie eventos, atividades culturais, tenha boas condições de saúde e transporte.”
Apesar de reconhecer que nem todas as promessas feitas por autoridades se concretizaram — “já tivemos casos em que prometeram uma estrada que não aconteceu e tivemos que investir por conta própria” — o gestor reitera que o saldo é positivo. “Globalmente, tem sido uma jornada de sucesso.”
*Paulo Atzingen viajou a convite do Vila Galé
LEIA TAMBEM: