Espírito Santo/RN, destino potiguar, projeta-se nacionalmente com foco na devoção a Nossa Senhora da Piedade e entrada no Mapa do Turismo*
Agências com EDIÇÃO DO DIÁRIO
O município de Espírito Santo, localizado na região Agreste do Rio Grande do Norte, inicia um novo ciclo para o desenvolvimento do Turismo. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Turismo, anunciou o início de um planejamento estratégico para fortalecer o Turismo Religioso, ancorado na centenária devoção a Nossa Senhora da Piedade — uma tradição que atrai um público cinco vezes maior que a própria população do município durante os festejos religiosos.
Em parceria com a Igreja Católica local, a atual gestão municipal reconhece a urgência de estruturar o acolhimento dos milhares de fiéis que visitam a cidade, especialmente durante o período da festa da padroeira. Com isso, foi contratada a principal consultoria especializada em Turismo Religioso do Brasil, referência nacional em planejamento e estruturação de destinos de fé.
Segundo o prefeito Fagner Freire (conhecido como Fa de Rivaldinho), a meta é transformar o produto já existente em um ativo turístico organizado e de visibilidade nacional. “O Turismo Religioso vem crescendo em todo o país e já impulsiona a economia local onde é planejado. Espírito Santo tem grande potencial. Vamos preparar nossa população, ofertar incentivos fiscais para empreendedores da gastronomia e hospedagem e construir, de forma planejada, um espaço de fé à altura da nossa devoção”, afirmou o gestor.
Espírito Santo/RN no Mapa do Turismo Brasileiro
O município acaba de ser incluído no Mapa do Turismo Brasileiro e encontra-se em posição estratégica: está situado às margens da RN-003, uma das principais rotas turísticas da região, conectando cidades como Várzea, Santo Antônio, Nova Cruz e Santa Cruz — esta última conhecida pela maior imagem católica das Américas, a de Santa Rita de Cássia. A rodovia também é corredor de acesso para importantes polos como a Pedra da Boca (Araruna/PB), o Brejo Paraibano, Monte das Gameleiras e Serra de São Bento/RN.
Além da fé, Espírito Santo aposta também no potencial da Mata do Pilão, onde já há investimentos para estruturar atividades de ecoturismo, turismo de aventura e observação da natureza. O Turismo de Esporte também entra no radar da gestão municipal, completando o portfólio de produtos turísticos do destino.

A futura construção do monumento dedicado a Nossa Senhora da Piedade será um marco não só para o município, mas para toda a Região Agreste e Trairi do Estado. A rota projetada unirá importantes símbolos da fé potiguar: os Santos Mártires de Cunhaú (Canguaretama), Nossa Senhora da Piedade (Espírito Santo) e Santa Rita de Cássia (Santa Cruz), formando um corredor religioso consolidado, com forte apelo turístico, espiritual e econômico.
Com localização privilegiada — a apenas 75 km de Natal, 38 km da Praia da Pipa e 48 km de Barra do Cunhaú — Espírito Santo desponta como novo polo promissor do Turismo Religioso no Rio Grande do Norte. A fé que move multidões agora se une ao planejamento que move o desenvolvimento.