quinta-feira, julho 17, 2025
InícioEconomia do turismoAgências impulsionam crescimento da Azul em 14% no primeiro...

Agências impulsionam crescimento da Azul em 14% no primeiro semestre

A área comercial da Azul teve um primeiro semestre de 2025 marcado por crescimento expressivo. Em comparação com o mesmo período de 2024, o faturamento aumentou 14%, reflexo direto da expansão nos mercados nacional e internacional. O desempenho positivo também impulsionou os lucros junto a operadoras brasileiras, com alta de 28%. No exterior, as vendas da companhia dobraram, somando quase R$ 1 bilhão no período. Os números reforçam a estratégia da Azul de fortalecer parcerias comerciais e ampliar sua presença no setor de turismo.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o avanço se deve – entre outros fatores – a ajustes estratégicos no time comercial da companhia, com gerências dedicadas a conduzir áreas importantes, focadas em viagens corporativas, consolidação de passagens e experiências para o lazer (desenvolvidas em conjunto com operadoras e agências de turismo parceiras).

“Queremos extrair o melhor de cada segmento, de cada canal, estreitando o relacionamento com nossos parceiros, e buscando oportunidades de ganhos mútuos. A ideia é trazer um pensamento estratégico voltado para o varejo, para a venda. Neste sentido, estamos ampliando nossas relações comerciais, especialmente no que diz respeito às tendências do mercado internacional. Projetamos encerrar o ano de 2025 com crescimento de 10% nas vendas em comparação ao ano passado”, observou Ricardo Bezerra, gerente comercial sênior da Azul para o segmento Lazer.

“Como empresa competitiva, a Azul traz no seu DNA a inovação e acompanha de perto as mudanças do mercado da aviação comercial, sempre buscando fortalecer e aprimorar seu negócio. Queremos nos aproximar ainda mais das agências e empresas, escutar nossos clientes para aprimorar os nossos serviços, tornando equipes especializadas e gerências dedicadas para cada segmento”, completou Anderson Serafim, gerente comercial sênior da Azul para o segmento Corporativo.

Azul cresce 14% em faturamento no primeiro semestre junto às agências  - Foto: Guilherme Ramos / Azul
Azul cresce 14% em faturamento no primeiro semestre junto às agências – Foto: Guilherme Ramos / Azul

Capilaridade internacional

A Azul duplicou suas vendas no exterior, alcançando quase R$ 1 bi neste primeiro semestre. Para isso, a Companhia focou em alcançar novas agências para a comercialização direta de produtos no Portal B2B da empresa – dedicado exclusivamente ao relacionamento seus parceiros comerciais.

O crescimento internacional da Azul tem sido impulsionado pelo fortalecimento de sua malha aérea, com destaque para as novas rotas inauguradas em junho para Porto (Portugal) e Madri (Espanha), que se consolidaram como destinos de alta performance no primeiro semestre. A expansão nesses mercados elevou o alcance comercial da Companhia na Europa e contribuiu para um aumento de 68% no faturamento dos voos internacionais.

“Ao ampliar nossa capilaridade, passamos a atrair novos parceiros para o portifólio de vendas lá fora. Estamos, ainda, estreitando o relacionamento com grandes players do mercado, o que faz com que criemos políticas comerciais específicas, nos tornando mais
competitivos”, frisou Ricardo.

Resultado integrado

O compromisso da Azul vai além da venda. Para garantir resultados comerciais integrados e consistentes, a empresa tem fortalecido seu alinhamento com setores internos estratégicos, como Revenue Management, Marketing, Operações, Jurídico, TI e Planejamento de Malha, o que torna mais eficiente a precificação e ampliação de suas ofertas ao mercado.

“De ações promocionais a ajustes operacionais, a companhia atua de forma coordenada para entregar uma experiência de voo de excelência para os nossos Clientes. Nos Estados Unidos, por exemplo, estamos trabalhando em ações que aumentem a venda dos nossos produtos nas OTA (Online Travel Agencies, em inglês), agências de viagens online que intermediam a venda de serviços turísticos como passagens aéreas, hospedagem, aluguel de carros e pacotes de viagens, o que tem refletido diretamente nos nossos resultados”,
especificou o executivo.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque