O Visit Rio marcou presença na CONFUT Sudamérica, realizada na Arena Pacaembu, em São Paulo, encerrada nesta quinta-feira (4). Considerado um dos maiores fóruns de discussão sobre o mercado do futebol, o evento se tornou também uma plataforma estratégica de relacionamento para a fundação, que busca ampliar a projeção do Rio de Janeiro como destino internacional em turismo esportivo.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias
“Além de ampliar conexões com executivos, clubes, federações e investidores, a participação integra nosso planejamento de atuação junto a agentes globais do esporte, reforçando a imagem do Rio como sede de grandes eventos esportivos e experiências ligadas ao futebol”, destacou Roberta Werner, diretora-executiva do Visit Rio.
O ponto alto da participação foi a projeção da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027, cuja final será disputada no Maracanã. A iniciativa se soma às ações realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), fortalecendo a estratégia de consolidar a capital fluminense como destino esportivo internacional e centro de debates sobre políticas públicas ligadas ao setor.
Segundo pesquisa do Visit Rio, o protagonismo da cidade no turismo esportivo segue em expansão. Em 2025, o Rio deve sediar 236 eventos relacionados ao setor, frente a 78 em 2024, um crescimento superior a 40%. O público previsto deve chegar a 722 mil pessoas, alta de 70,8% em relação ao ano anterior. O impacto econômico estimado é de R$ 290 milhões, equivalente a 22% de toda a receita do calendário de eventos da cidade.
Além dos grandes campeonatos, o Rio oferece aos visitantes experiências permanentes ligadas ao esporte. Entre elas, o tour pelo Maracanã, que permite reviver momentos históricos do futebol mundial e conhecer os bastidores do estádio. “O Rio de Janeiro carrega essa identidade autêntica, que vai além dos estádios. Isso atua a nosso favor e fortalece o destino como indutor de negócios ligados ao esporte”, conclui Werner.
Saiba mais no site oficial do Visit Rio.