O BTM – Brazil Travel Market encerrou, na última sexta-feira (24), sua 14ª edição com um novo recorde de público. Ao longo dos dois dias de programação, o encontro recebeu 5,1 mil profissionais do turismo, número que representa um crescimento de 11% em relação à edição anterior, que havia registrado 4,6 mil participantes. Realizado no Centro de Eventos do Ceará, o BTM reafirmou seu status como o maior evento B2B do setor no Norte e Nordeste.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias
Os CEOs da BBC Eventos, Breno Mesquita e Claudio Junior, apresentaram o balanço para jornalistas e oficializaram as datas da próxima edição. O BTM 2026 acontece nos dias 22 e 23 de outubro, novamente na capital cearense.
“Fazer o BTM requer estrutura, parcerias sólidas e o apoio do trade, dos governos estadual e municipal, além das entidades e da rede hoteleira, que ajudam a garantir o sucesso do encontro. E é isso que encontramos aqui em Fortaleza”, destacou Mesquita.

Expansão de destinos
A 15ª edição já nasce com foco em ampliar a presença de destinos internacionais e fortalecer ainda mais os expositores regionais. Segundo Claudio Junior, o compromisso segue firme: “Queremos trazer mais qualidade aos expositores de toda a cadeia produtiva do turismo e apoiar os agentes de viagens de todo o Norte e Nordeste”.
Conteúdo, negócios e parcerias
A programação contou com painéis de conteúdo, rodadas de negócios com 220 agentes e 22 fornecedores e encontros estratégicos para gerar novas oportunidades comerciais no turismo.
Uma das novidades deste ano foi a parceria com a ALAGEV (Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas), responsável por uma curadoria de conteúdo e pela presença inédita de 15 hosted buyers especializados.
A participação de buyers internacionais também ganhou força com a presença da Embratur. Israel escolheu o BTM como sua feira oficial no segundo semestre de 2025, reforçando o caráter internacional do evento.
Reuniões institucionais e ações com estados e entidades consolidaram a feira como um espaço essencial para integração e negócios no setor.

BBC Connections segue em expansão
As rodadas de negócios do BBC Connections continuam com agenda definida para Recife (PE), em 4 de dezembro, e Aracaju (SE), no primeiro trimestre de 2026. Em agosto, a iniciativa reuniu 100 agentes em Maceió.
“Estamos apostando na expansão regional do BBC Connections porque queremos fortalecer o turismo nas regiões Norte e Nordeste e ampliar o alcance da nossa marca”, concluiu Claudio.




