A Royal Air Maroc (RAM) inicia, em dezembro, uma nova etapa de expansão no mercado brasileiro com a inclusão de uma quarta frequência semanal entre Casablanca e São Paulo. O voo adicional, às quartas-feiras, reforça a estratégia de posicionar o Brasil como ponto de ligação entre a América do Sul, o Norte da África e a Europa. A nova operação estreia em 2 de dezembro, partindo do Marrocos, e no dia 3, saindo de Guarulhos.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias
O avanço ocorre em um momento de forte recuperação da oferta aérea entre o continente africano e o Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU). Em seis anos, após o período crítico da pandemia, o Brasil voltou a registrar aumento expressivo na capacidade de assentos. O volume passou de 195 mil assentos em 2023, para 303 mil em 2024, chegando a 329 mil em 2025 — alta de 67% em relação a 2023.

Essa ampliação acompanha o movimento positivo do turismo internacional. Entre janeiro e outubro, o país ultrapassou 8 milhões de visitantes estrangeiros, crescimento de 45% no comparativo anual. Para o setor, o dado reforça a conectividade aérea como peça-chave para a competitividade do destino Brasil.
Parceria estratégica fortalece o Sul Global
O crescimento da presença da RAM no país está diretamente ligado à aliança entre a companhia, a Embratur e o GRU Airport, construída a partir de ações conjuntas de promoção do Brasil no exterior e de fortalecimento da rota entre Casablanca e São Paulo.
Com o Marrocos consolidado como porta de entrada para a África e a poucos minutos das principais capitais europeias, a ligação direta amplia as possibilidades de negócios, lazer e circulação turística nos dois sentidos.
“O Brasil é um polo de mobilidade relevante no Atlântico Sul. A parceria com a Embratur e o GRU Airport nos dá apoio institucional e técnico para reforçar o destino Brasil na nossa rede global”, afirma Othman Baba, diretor regional da RAM na América do Sul.

PATI impulsiona novas conexões
As ações de expansão fazem parte do PATI – Programa de Aceleração do Turismo Internacional, iniciativa da Embratur voltada ao aumento das rotas internacionais e ao fortalecimento da presença do Brasil em mercados estratégicos.
“É uma excelente notícia para o turismo internacional. Ampliar as frequências da Royal Air Maroc abre novas oportunidades para que mais visitantes conheçam o Brasil. Estamos alinhando conectividade, promoção e geração de negócios, com impacto direto na economia”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
Para o GRU Airport, o novo voo reforça o papel de São Paulo como principal porta de entrada aérea do país. “A rota consolida Casablanca e São Paulo como hubs de conexão entre continentes. Com novos investimentos, o terminal está preparado para sustentar o crescimento do turismo internacional e ampliar a conectividade brasileira no cenário global”, afirma Claudio Ferreira, diretor comercial da concessionária.
Sobre a Royal Air Maroc
Fundada em 1957, a Royal Air Maroc é a companhia aérea nacional do Marrocos e integrante da aliança Oneworld. A partir do hub no Aeroporto Mohammed V, em Casablanca, conecta África, Europa, Ásia, América do Norte e América do Sul, operando voos para mais de 90 destinos em 46 países.
A empresa vive uma fase de expansão sustentada pelo plano estratégico 2023–2037, que prevê o aumento da frota para 200 aeronaves e a meta de transportar 32 milhões de passageiros por ano, frente aos 7,5 milhões registrados em 2024. A agenda inclui ainda iniciativas de sustentabilidade, como o primeiro voo com combustível SAF, operado em 2025.
Desde dezembro de 2024, a RAM retomou a rota direta São Paulo–Casablanca, inicialmente com três frequências semanais. Em dezembro de 2025, passa a operar quatro voos, todos com o Boeing 787-9 Dreamliner. Nos próximos meses, a companhia também deve anunciar a abertura da rota Rio de Janeiro–Casablanca.
Com o país sediando a Copa Africana de Nações e sendo coanfitrião da Copa do Mundo de 2030, o Marrocos amplia sua visibilidade global e consolida a Royal Air Maroc como plataforma estratégica de mobilidade, unindo turismo, negócios e logística. Saiba mais no site.





