segunda-feira, dezembro 1, 2025
InícioEconomia do turismoExpo Fórum 2025: São Paulo, cidade e estado, bombam...

Expo Fórum 2025: São Paulo, cidade e estado, bombam no Turismo

 Com o tema Turismo com Propósito, evento reúne trade turístico no WTC Events Center em São Paulo. Aqui convergem interesses e conquistas tanto da cidade quanto do estado de São Paulo. 

A 10 edição do Expo Fórum Visite São Paulo, que este ano tem como tema “Turismo com Propósito”, acontece nesta segunda-feira, 1 de dezembro, no WTC Events Center, em São Paulo. O evento, organizado pelo Visite São Paulo conta com uma extensa e rica programação, reunindo representantes do mercado de turismo.

Por Aurora Ayres, especial para o DIÁRIO*

Na abertura, intitulada “O propósito do turismo e o turismo com propósito”, o presidente executivo do Visite São Paulo, Toni Sando, enfatizou a força da cadeia turística de São Paulo. “Não estamos sozinhos, nossa rede de conventions e visitors bureaus está trabalhando para promover nossos destinos pelos quatro cantos do mundo”, frisou.

Este ano, o Brasil deve atingir 9 milhões de visitantes. “Isso é a nossa capacidade de receber. Temos que comemorar cada vitória, pois somos extremamente competitivos neste mercado. O turismo internacional movimentou 23 bilhões de visitantes somente no primeiro bimestre”, revelou o executivo.

Quanto ao estado de São Paulo, o mercado de turismo está aquecido. Conforme salientou Sando, ele representa 31% do PIB nacional. “São Paulo é um país, sozinho é maior que a economia da Argentina. Temos uma capacidade econômica enorme de transformar este estado num destino relevante, com suas estancias turísticas. Ao registrar uma alta de 3,4%, o turismo vem crescendo mais do que outros setores econômicos como o agro. Isso é resultado de um trabalho contínuo de toda a cadeia”, ressaltou.

Já o segmento de Turismo, Viagens e Eventos em São Paulo, movimentou 340 bilhões. “O turismo de SP representa 34% do faturamento do turismo nacional. Isso significa que o turismo paulista está bombando. São 78 estâncias turísticas e 136 municípios paulistas com interesses turísticos”, disse.

Em parceria com a Secretaria do Turismo (SETUR), o Visite São Paulo Convention Bureau trabalha em prol do turismo de SP. “É uma relação público-privada que deu certo, onde alinhamos campanhas e estratégias para que se torne cada vez mais forte. O turismo só é feito quando a realidade é sentida no dia a dia”, salientou, acrescentando que em 2026, será lançado um portifólio de 25 experiencias de regiões turísticas no estado de SP em três idiomas. “Uma oferta de comercialização, não apenas institucional, trazendo dados sobre cada local”, completou.

Toni Sando, Presidente executivo do visite São Paulo, durante abertura do Expo Fórum. Foto: Felipe Maresca – DT

Setur-SP lança programas para fortalecer turismo regional

O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, compartilhou alguns dados registrados pelo setor em 2025. Até setembro, 7 milhões de pessoas passaram pelos aeroportos da cidade de São Paulo; foram registrados 64 milhões de embarques e desembarques, foram gerados mais de 37 mil empregos formais, houve um aumento de 4% no volume de atividades turísticas e 907 novas empresas no setor e foram investidos R$ 780 milhões nos municípios turísticos de São Paulo.

Um dos programas de crédito que fomentam o turismo estruturado em todo país, está o Creditur SP conta com a participação de 76 municípios turísticos atendidos, R$ 2.811 bilhões de financiamento para projetos turísticos no estado de SP. “Temos trabalhando em alinhamento com o Observatório de Turismo do Estado de SP, constituímos através do CIET uma rede de inteligência do turismo sustentável com objetivo de melhorar a qualidade dos dados captados”.

Programa da Valorização da Produção Gastronômica

Outro projeto da secretaria é o Programa da Valorização da Produção Gastronômica, que conta com o envolvimento de 306 municípios e tem como principal objetivo estimular a gastronomia local. A fim de fortalecer nossa gastronomia, estruturamos as rotas, em parceria com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento e com a Secretaria da Cultura e com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, cerca de 27 mil km incluindo a rota do vinho, as rotas do café e as rotas do queijo.

Além disso, a Secretaria de Turismo lançou a Rede Paulista de Trilhas, uma das maiores do brasil, estimulando o turismo de natureza estruturado e fortalecendo o ecoturismo paulista, o programa Turismo 60+ voltado para a economia prateada, o Afro Turismo, entre outros programas. “O turismo de São Paulo cresceu em número de visitantes, em empregos gerados, em negócios, em investimentos, em experiências e produtos… E cresceu porque todos nós crescemos juntos”, enfatizou Lucena.

*Com equipe do DIÁRIO: Cecília Fazzini, Bruno Almeida e Felipe Maresca

LEIA TAMBÉM:

Expo Forum 2025 discute integração de ações de bem-estar ao turismo

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque