segunda-feira, dezembro 1, 2025
InícioEconomia do turismoObservatório de Turismo e Eventos reforça a importância dos...

Observatório de Turismo e Eventos reforça a importância dos dados para a tomada de decisão

Núcleo de Estudos da SPTuris atua continuamente na construção dos melhores indicadores

Por Aurora Ayres, especial para o DIÁRIO*

Os 20 anos do Observatório de Turismo e Eventos (OTE), núcleo de estudos e inteligência de mercado operado pela São Paulo Turismo (SPTuris), também marcou esta edição da Expo Fórum 2025. O OTE é a principal fonte de dados, indicadores e informações sobre o turismo, a cultura, o entretenimento e os eventos da capital paulista. Outra função do OTE é conscientizar quanto a importância dos dados para a evolução do setor.

Na ocasião, Fernanda Ascar, gerente de Planejamento e Promoção do Turismo da SPTuris, falou sobre o funcionamento do Observatório, que coleta, compila, organiza, analisa e dissemina dados e pesquisas sobre o setor de turismo, cultura e eventos da cidade de São Paulo. “Hoje, a São Paulo Turismo promove cerca de 2.500 eventos por ano, desde a inauguração de uma praça na periferia até uma edição da virada cultural. O calendário contempla os principais eventos do ano, como feiras de entretenimento, de negócios entre outras.

Observatório de Turismo
Fernanda Ascar, gerente de planejamento e promoção do turismo da SP Turismo durante palestra sobre dados que inspiram propósito e moldam o futuro de São Paulo (Crédito: Felipe Maresca – DT)

Plataforma Claro Geodata

Segundo Fernanda, a grande conquista do núcleo foi com relação ao fluxo de turistas da cidade. Até alguns anos, a projeção era de que São Paulo recebia cerca de 17 milhões de turistas. “Nosso grande gargalo, no passado, era saber quantos turistas realmente a cidade de São Paulo recebia, pois trabalhávamos apenas com base em outros indicadores”, revela.

Agora, com o uso da plataforma Claro Geodata, foi possível superar esse desafio. Em 2024, o número chegou a cerca de 36 milhões de turistas, extrapolando, e em muito, as expectativas iniciais. “Até outubro último, registramos 25% de turistas a mais do que no ano passado. São números que nos trazem bastante insights. O nosso desafio agora é traçar o perfil deste visitante e vamos fazer uma pesquisa de demanda qualitativa e entender qual a principal motivação desses visitantes, porque vêm para a cidade, onde se hospedam etc. Este é um trabalho de todo o setor”, complementa.

O OTE também faz pesquisas em diversos eventos da cidade e a evolução dos indicadores do turismo da cidade de São Paulo pode ser conferida mensalmente pelos dashboards do site do observatório, que está continuamente em evolução, mantido juntamente com a Secretaria Municipal de Turismo. “Durante esses 20 anos do observatório, reconhecido pelo Ministério do Turismo e um dos únicos ligados à ONU Turismo, temos trabalhado cada vez mais para a melhoria desses dados coletados a partir de várias parcerias, para que sejam bem utilizados e auxiliem o setor na tomada de decisões”, conclui Fernanda.

*Com equipe DIÁRIO, Clara Silva, Cecilia Fazzini, Aurora Ayres, Felipe Maresca e Paulo Atzingen

LEIA TAMBÉM:

Expo Fórum 2025: Humanizar relações com efeito sobre o sucesso

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque