Conexão estratégica fortalece o turismo e os negócios entre América Central, do Sul e o Pacífico mexicano
DA REDAÇÃO com assessorias
A Copa Airlines deu início à nova rota aérea entre a Cidade do Panamá e Los Cabos, com três voos semanais — às segundas, quintas e sábados — operados por aeronaves Boeing 737-800 com capacidade para 160 passageiros. A operação marca a primeira conexão direta de Los Cabos com a América Central e do Sul, consolidando o destino como um polo estratégico de turismo e negócios no Pacífico mexicano.
O voo inaugural decolou do Panamá às 09h09, pousando às 12h27 em Los Cabos na última quinta-feira (4), onde foi realizada uma cerimônia com representantes da SETUES, FITURCA, Copa Airlines e autoridades locais. Para Fernando Ojeda, da Secretaria de Turismo de Baja California Sur, a rota representa “uma oportunidade estratégica para diversificar o turismo, atrair investimento e consolidar relações comerciais com uma região de grande potencial”.
Conexão com o mundo
Segundo o Embaixador do México no Panamá, Abraham Martínez Montilla, “essa nova frequência permitirá que passageiros de diversas regiões do mundo se conectem facilmente a Los Cabos a partir da Cidade do Panamá, viajando apenas cinco horas entre ambos os destinos”.
A conexão via Hub das Américas® da Copa Airlines oferece acesso facilitado a mais de 20 destinos da América Latina, como Brasil, Argentina, Colômbia, Peru e Chile. Essa ampliação de malha aérea já apresenta resultados positivos: “observamos um aumento de 34% nas reservas antecipadas para Los Cabos vindas da América do Sul neste ano”, afirmou Rodrigo Esponda, diretor-geral do FITURCA.
Para a Copa Airlines, a rota amplia a integração regional. “Facilitamos o acesso a um dos destinos mais atrativos do Pacífico mexicano e reforçamos o papel do Panamá como hub estratégico para a região”, destacou Pedro Heilbron, CEO da companhia.

Experiências únicas em Los Cabos
A expectativa é que a nova rota gere uma receita superior a 25 milhões de dólares anuais, com gasto médio superior a mil dólares por turista, diversificando a dependência de mercados tradicionais como Estados Unidos e Canadá. Armando García, presidente da Associação de Hotéis de Los Cabos, reforça: “essa nova rota contribui diretamente para ampliar nosso alcance, facilitando a chegada de visitantes em busca de experiências únicas”.
A negociação para implantação da rota teve início em 2016, com apoio do Fideicomisso de Turismo de Los Cabos e participação em feiras internacionais. Agora, passageiros podem reservar voos para o destino por meio do site www.copa.com, lojas físicas, atendimento telefônico ou agências de viagem.




