sexta-feira, dezembro 5, 2025
InícioConteúdo de marcaTransição de liderança e novo ciclo marcam coletiva da...

Transição de liderança e novo ciclo marcam coletiva da Resorts Brasil em São Paulo

O DIÁRIO DO TURISMO participou, nesta sexta-feira, da coletiva da Associação Brasileira de Resorts (Resorts Brasil), realizada em São Paulo. O encontro marcou a despedida do presidente Marcelo Picka Van Roey e a chegada de Thiago Borges Ferreira à liderança do Conselho Diretor para o biênio 2026–2027. A entidade também apresentou avanços estratégicos, números de crescimento e perspectivas para o futuro do turismo de resorts no Brasil.

por REDAÇÃO DO DIÁRIO (Paulo Atzingen e Clara Silva)

Ao lado da diretora-executiva Ana Biselli Aidar e do novo vice-presidente de Relações Institucionais, Antônio Dias, Thiago destacou que a associação entra em um ciclo de aprofundamento da inteligência coletiva, inovação aberta, qualificação humana e fortalecimento institucional.

Thiago Borges Ferreira, novo presidente da Resorts Brasil – Crédito: divulgação

O legado de Marcelo Picka Van Roey

Em sua fala de transição, Marcelo Picka Van Roey sintetizou o sentimento da gestão que termina: “A Resorts Brasil é hoje um organismo vivo, que cresce com consistência, se renova a cada ciclo e mantém o mesmo propósito que nos une desde o início: fortalecer o turismo de resorts no país, valorizando pessoas, cultura e hospitalidade.”

Ele reforçou o papel do trabalho colaborativo: “O que construímos nos últimos biênios é resultado de uma inteligência coletiva que se consolida em cada projeto, em cada associado e em cada entrega,” ponderou.

“A nova diretoria chega para dar sequência a uma trajetória construída com diálogo, transparência e propósito,” concluiu.

Marcelo Picka Van Roey passa a integrar o Conselho Consultivo
Antonio Dias (Royal Palm Plaza) – VP de Relações Institucionais

Inovação em escala e resultados concretos

No momento mais técnico da coletiva, Thiago apresentou os resultados das iniciativas de inovação — um dos pilares de sua atuação desde a vice-presidência institucional: “O papel da Resorts foi sempre incentivar esse celeiro para que os associados pudessem trocar as melhores experiências. Cada resort está em um grau diferente de maturidade, mas todos conseguem evoluir quando trabalhamos juntos.”

Ele reforçou que a inovação não é apenas tecnológica: “Hoje falamos de inovação aberta, mas também de inovação humana e operacional. O objetivo é trazer soluções que melhorem a jornada do hóspede e facilitem o trabalho das equipes,” pontuou.

Entre os resultados concretos alcançados, Thiago destacou as soluções de melhoria da experiência do hóspede, como o mapa interativo, os apps de check-in e check-out, as pulseiras inteligentes e até iniciativas de gestão de resíduos que nasceram de desafios de inovação.

E apresentou números expressivos: “Economizamos 1.900 m³ de água, reduzimos 6,15 toneladas de CO₂ e transformamos 450 kg de casca de coco em adubo. Esses resultados já acontecem dentro dos resorts.”

Thiago também abordou a formação de lideranças: “O Leadership já teve sete turmas e formou 154 alunos. Estamos falando de um segmento que precisa de novas competências — e a capacitação contínua é o caminho.”

Por fim, ao comentar sua escolha para assumir a presidência, reforçou a coesão do grupo: “O fato de todos terem aceitado compor a nova vice-presidência é um sinal de que estamos no caminho certo. Isso mostra que a associação está sólida, unida e preparada para o próximo ciclo.”

Ana Biseli Aidar, diretora executiva da Resorts Brasil

Qualidade, dados e inteligência humana

Ana Biselli ressaltou que o novo ciclo aprofunda temas que se consolidaram nos últimos anos: “Entendemos que, além da divulgação e da captação de novos clientes, seria importante trabalhar a entrega da experiência.”

Ela falou ainda sobre o aprendizado da pandemia: “Aprendemos que somos muito mais fortes quando fazemos relações institucionais de forma coletiva. Isso passou a ser rotina.”

Sobre inteligência humana — um dos eixos centrais do Planejamento 2030 — afirmou: “Em tempos de inteligência artificial, o que vamos precisar é de inteligência humana, de inteligência de mercado e de inteligência coletiva.”

E reforçou a conexão com a academia: “Abrimos as portas para pesquisadores terem a Resorts Brasil como campo de investigação.”

Como os associados avaliam a diretoria?

Ao ser questionada pelo editor do Diário do Turismo, Paulo Atzingen, sobre a existência de mecanismos formais de avaliação da diretoria pelos 80 associados, Ana explicou: “O número de engajamento dos associados responde muito à sua pergunta. A participação crescente nas ações mostra que eles estão satisfeitos.”

Segundo ela: “A cada evento existe uma pesquisa de satisfação. E o conselho consultivo nos ajuda a buscar informações sobre expectativas e percepções.”

Carlos Jacobina (Novotel Itu), conselheiro consultivo
Felipe de Castro (Grupo Tauá) – VP de Operações
Rodrigo Vaz (Grupo Hot Beach) – VP Comercial

A força do associativismo: fala de Antônio Dias

Encerrando a coletiva, Antônio Dias reforçou o papel estratégico do associativismo: “A pandemia nos aproximou porque era um momento de crise. O grande desafio agora é não deixar essa chama diminuir,” filosofou. “Sempre acreditei muito no associativismo. Somos mais fortes unidos,” finalizou.

Em termos numéricos, entre 2022 e 2025, o número de associados passou de 61 para 80. O quadro da equipe executiva também quase que dobrou, passando de seis para onze profissionais dedicados a projetos estratégicos.

Em termos numéricos, entre 2022 e 2025, o número de associados passou de 61 para 80. O quadro da equipe executiva também quase que dobrou, passando de seis para onze profissionais dedicados a projetos estratégicos.

Nova Diretoria 2026–2027

Conselho Diretor:

  • Thiago Borges Ferreira (Vale Suíço Resort) – Presidente

  • Antonio Dias (Royal Palm Plaza) – VP de Relações Institucionais

  • Flávia Buiati (Atlantica Hotels – Cyan Resort) – VP Adm.-Financeira

  • Rodrigo Vaz (Grupo Hot Beach) – VP Comercial

  • Felipe de Castro (Grupo Tauá) – VP de Operações

  • Laini de Melo Silva (Grupo Aviva – Rio Quente e Costa do Sauípe) – VP de Inteligência Humana

Conselho Consultivo:

Carlos Jacobina, Marcelo Picka Van Roey, Sérgio Gomes Pinto de Souza, Maria Helena Gomes Santana, Daniela Moratto Rocco, Alessandro Cunha, Lizete Ribeiro, Flávio Monteiro, Annie Morrissey e Rafael Espírito Santo.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque