Um dia após celebrar 17 anos de fundação, a Azul Linhas Aéreas deu mais um passo em sua estratégia de renovação de frota ao receber, nesta terça-feira (16), o 39º Embraer 195-E2. Maior companhia aérea do país em número de cidades atendidas e rotas domésticas diretas, a empresa reforça, com a nova entrega, seu foco em eficiência operacional, redução de custos e sustentabilidade.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias
A aeronave, de prefixo PS-ADL e batizada de “Cultura Azul”, foi entregue em cerimônia realizada na sede da Embraer, em São José dos Campos (SP), com a presença de executivos das duas companhias. Após a entrega, o jato cumpriu os voos de chegada e nacionalização, partindo para Montevidéu (Uruguai) e retornando, na sequência, para o aeroporto de Confins (MG), onde passa pelas etapas regulatórias antes de iniciar as operações comerciais.
A incorporação do E2 fortalece a estratégia de eficiência econômica da Azul. O modelo apresenta uma redução de 26% no CASK (custo por assento-quilômetro) em relação à geração anterior, além de contribuir para a diminuição da idade média da frota, ampliando a participação de aeronaves de nova geração na operação da companhia.
“O E2 é uma aeronave-chave dentro do nosso planejamento de frota, pois reúne eficiência, desempenho operacional e redução de custos. Essa nova entrega reforça a estratégia da Azul de manter uma frota moderna, alinhada ao crescimento da companhia, com ganhos significativos de eficiência quando comparada à geração anterior”, afirma Raphael Linares, diretor de Frota e Programas de Aeronaves da Azul.
Considerado o avião comercial mais moderno já fabricado no Brasil, o Embraer 195-E2 tem capacidade para até 136 clientes, conta com wi-fi a bordo e telas individuais em todos os assentos. Os motores de última geração permitem uma redução de até 29% nas emissões de CO₂, além de menor nível de ruído e mais conforto para os passageiros. Saiba mais no site.




