Estado atrai 211 mil visitantes estrangeiros e registra maior crescimento do país no setor
Em 2025, a Bahia recebeu 211.539 turistas internacionais, número que representa um aumento de 47,3% em relação a 2024. Com esse desempenho, o estado se destacou como principal porta de entrada de estrangeiros no Nordeste, respondendo por 43,7% do fluxo internacional na região.
DA REDAÇÃO com assessorias
A expansão das conexões aéreas internacionais, promovida pelo Governo da Bahia por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), em parceria com companhias aéreas e operadores aeroportuários, foi determinante para o crescimento. A Bahia teve um desempenho superior ao do Brasil como um todo, que cresceu 37,1%, e ao do Nordeste, que avançou 38,8%.
De janeiro a setembro de 2025, o estado já havia ultrapassado o total de visitantes internacionais registrado durante todo o ano anterior, consolidando uma trajetória de crescimento contínuo no setor. Segundo o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, a tendência é de avanço em 2026, impulsionada pela nova rota direta entre Salvador e a Cidade do Panamá, operada pela Copa Airlines, e por novos acordos de conectividade em negociação.
Entre os estrangeiros que mais visitaram o estado, os argentinos lideram, representando quase metade do total. Também se destacam turistas vindos de Portugal, Uruguai, França, Itália, Alemanha, Espanha e Chile, de acordo com dados da Embratur e da Polícia Federal.




