A Embratur e a Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ) firmaram, na última quinta-feira (8), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) voltado ao fortalecimento da promoção internacional dos destinos turísticos fluminenses. A assinatura foi realizada pelos presidentes das entidades, Marcelo Freixo e Guilherme Braga de Abreu, durante encontro que reuniu lideranças do trade turístico e especialistas em inovação e marketing global.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações da Embratur
O acordo prevê a realização de ações conjuntas em áreas estratégicas, como o turismo cinematográfico e audiovisual, organização de press trips e famtours, compartilhamento de dados de inteligência de mercado, divulgação de rotas turísticas e calendários de eventos, além da participação integrada em feiras internacionais do setor.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a iniciativa reforça o papel estratégico do Rio de Janeiro no cenário do turismo internacional. “Estamos consolidando um trabalho que já vem sendo desenvolvido. Recentemente, realizamos o programa Novas Rotas em diversas regiões do estado. O Rio é reconhecido mundialmente, mas o estado vai muito além da capital. O interior possui um potencial turístico gigantesco. Levar esse bom momento do turismo brasileiro para todas as regiões é fundamental para gerar emprego, renda e valorizar nossas identidades”, afirmou.
Já o presidente da FC&VB-RJ, Guilherme Braga de Abreu, destacou os impactos positivos da parceria. “Este acordo fortalece um trabalho conjunto que beneficia todo o estado e os Convention & Visitors Bureaux que atuam nos municípios fluminenses. A atuação da Embratur na promoção do Brasil e do Rio no exterior tem apresentado resultados concretos, com crescimento expressivo no fluxo de turistas. Iniciamos este novo ano muito confiantes e certos de que 2026 será ainda mais exitoso”, disse.
Momento favorável
A assinatura do ACT ocorre em um cenário positivo para o turismo. Em 2025, o estado do Rio de Janeiro recebeu 2,19 milhões de turistas internacionais, um crescimento de 43,7% em relação ao ano anterior. No mesmo período, o Brasil registrou a entrada de 9,3 milhões de visitantes estrangeiros, reforçando a retomada e o fortalecimento do turismo internacional no país.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Embratur




