Durante sua participação na FITUR 2026, em Madri, a presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros, destacou a nova fase de internacionalização da entidade e revelou dados expressivos sobre a próxima edição da ABAV Expo, que acontecerá em São Paulo. Em entrevista ao Diário do Turismo, Ana falou com entusiasmo sobre o crescimento da feira, os novos projetos em desenvolvimento e o protagonismo dos agentes de viagem nas missões internacionais promovidas pela associação.
por Paulo Atzingen, de Madri*
Durante a FITUR, uma das maiores feiras de turismo do mundo, Ana Carolina Medeiros comentou sobre o fortalecimento da presença internacional da ABAV. “Estamos promovendo nossas missões internacionais e também as nacionais”, afirmou. Para esta edição da feira, a ABAV levou 28 agentes de viagens associados, vindos de todas as regiões do Brasil.
O objetivo, segundo ela, é proporcionar aos associados oportunidades reais de negócios em um ambiente global. “Queremos que aproveitem a oportunidade para realizar seus próprios negócios, conduzir suas reuniões e, assim, fomentar suas agências.”
A escolha da FITUR como primeira missão internacional do ano foi estratégica, segundo a presidente. Ana adiantou ainda que outras feiras internacionais estão no radar da ABAV para 2026: “Estamos considerando a participação na WTM, em Londres, e também na Feira Internacional da China, onde já estamos em negociação.”
ABAV EXPO
Sobre a ABAV Expo, principal evento promovido pela associação no Brasil, Ana confirmou que ele será realizado em São Paulo, no Expo Center Norte, nos dias 30 de setembro, 1º e 2 de outubro de 2026.
A expectativa é alta: “Já fechamos o ano com 70% da feira reservada, o que é um excelente indicativo neste início de janeiro. Isso demonstra o crescimento do evento”, celebrou Ana. Segundo ela, 50% dos contratos já foram formalmente fechados.
Além da tradicional área de exposição, a feira contará com iniciativas que fortalecem a capacitação e o networking no setor. Entre os projetos confirmados estão o ICABAV (programa de capacitação), o Bavitoxin, a presença de DMCs (Destination Management Companies), o Bayas Club e o Projeto Luxo, com foco em experiências premium.
Ana também ressaltou o aumento do interesse internacional pela ABAV Expo: “Diversos países estão demonstrando interesse em participar e fechar parcerias conosco. Isso eleva ainda mais o padrão da nossa feira.”
Ao ser questionada sobre sua gestão, Ana confirmou que está em seu segundo mandato. “Fui reeleita no final do ano passado. Meu novo ciclo de gestão compreende os anos de 2026 e 2027”, disse ela.
*O jornalista viajou convidado pela FITUR
LEIA TAMBÉM:
Marcelo Freixo abre participação do Brasil na FITUR 2026 e mira crescimento na Espanha




