sábado, abril 5, 2025
HomeDestinosGovernador de Vêneto visita Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha

Governador de Vêneto visita Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha

Luca Zaia chegou ao Rio Grande do Sul na manhã de terça-feira, 15, e, em agenda organizada pelo Comitato Vêneto do Estado, participou de audiência com o governador José Ivo Sartori

Agências com EDIÇíO DO DIÁRIO

Os dias 15 e 16 de novembro entrarão para a história do Rio Grande do Sul, que pela primeira vez em 141 anos, desde que chegaram os imigrantes italianos, recebeu a visita de um Governador do Vêneto. Luca Zaia chegou ao Rio Grande do Sul na manhã de terça-feira, 15, e, em agenda organizada pelo Comitato Vêneto do Estado, participou de audiência com o governador José Ivo Sartori, oportunidade em que trataram da possibilidade da instalação de uma nova Escola de Enologia em Bento Gonçalves.

À tarde, Zaia chegou à Capital do Vinho, e foi recepcionado pelo prefeito Guilherme Pasin no Hotel e Spa do Vinho, no Vale dos Vinhedos. De lá, uma comitiva de carros antigos levou o Governador, o Prefeito e outras autoridades até o município de Santa Tereza, onde foi inaugurado o quinto leão do projeto “Leoni nelle piazze”.

Visitas

Ainda na terça-feira, representantes de associações italianas e autoridades participaram de um jantar oferecido pelo Comitato Vêneto no Restaurante Mamma Gema, também no Vale dos Vinhedos.

A agenda do Governador Zaia teve sequência na quarta-feira, 16, com o descerramento de uma placa em homenagem à sua passagem por Bento Gonçalves, seguido de visita à Vinícola Salton.

Visivelmente emocionado, Zaia ressaltou que existem muito mais vênetos fora da Itália do que naquele país. “Realmente este é um pedaço do Vêneto. Estou muito feliz com a receptividade e surpreso com este lugar. Tenho muito orgulho do que os vênetos fizeram aqui e mais orgulho ainda de todos vocês, que têm sangue vêneto, e mantém a cultura e a tradição de todos aqueles que não estão mais aqui, mas que foram os responsáveis por tudo isso, por desbravar a mata, por construir. E isso foi o que nos salvou. Porque se todos os vênetos tivessem ficado em sua terra, teríamos todos morrido de fome”, frisou.

O prefeito Guilherme Pasin, agradecendo a visita histórica para o Estado e, principalmente para Bento Gonçalves, enfatizou que, com a vinda de Zaia, espera estreitar os laços com o Vêneto. “O sangue vêneto que corre em nossas veias deverá, a partir de agora, render bons frutos com uma aproximação cultural e econômica ainda maior. É a nossa origem que perpetua”, disse.

A programação foi acompanhada pelo cônsul da Itália no Rio Grande do Sul, Nicola Occhipinti, pelo presidente do Comitato Vêneto, Ismael Rosset, consultor César Prezzi, presidentes de entidades ligadas à cultura italiana e representantes de comitatos de Santa Catarina e do Paraná.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque