Realizado pela O2 Play e Cinesesc, “Amazônia – Passado, Presente e Futuro” terá sessões especiais seguidas de debate com a presença do indicado ao Oscar® Stephen Rea para a estreia de “Segredos do Putumayo” de Aurélio Michiles, e Alex Pritz e Txai Suruí para o lançamento de “O Território
A O2 Play, distribuidora da O2 Filmes, em parceria com o CineSesc, em São Paulo, promove a Mostra Amazônia – Presente, Passado e Futuro no mês de setembro em homenagem ao Dia da Amazônia (5 de setembro). Com sessões abertas ao público, as exibições dos documentários “Segredos do Putumayo” do diretor Aurélio Michiles e o “O Território” do americano Alex Pritz, acontecem na primeira quinzena com sessões especiais semanais seguidas de debates com a presença dos diretores, produtores e participantes dos filmes como o ator irlândes Stephen Rea (“Segredos de Putumayo”) e das lideranças indígenas Txai Suruí e Bitaté Uru-Eu-Wau-Wau (”O Território”).
“Este é um evento que nasce muito importante para nós. Dois documentários sobre a Amazônia que não poderiam ser mais diferentes, mas ainda assim aulas de cinema sobre um assunto gigante em relevância, a Amazônia. Queremos fomentar o debate e trazer atenção a estes filmes e tema. Ficamos muito felizes com a parceria com o Sesc e com os produtores de cada título “, declara Igor Kupstas, diretor da O2 Play.
Veja também as mais lidas do DT
Embora abordem o mesmo tema, a Amazônia, os dois filmes convidam o público a discutir e refletir sobre a real situação da maior floresta tropical do mundo, seja resgatando fatos históricos e ainda desconhecidos ou ainda mostrando a destruição da mata nos últimos anos sem qualquer tipo de vigilância das autoridades brasileiras.
“Segredos de Putumayo” de Aurélio Michiles, conta a história de Roger Casement, vivido por Stephen Rea, cônsul britânico no Rio de Janeiro que foi incumbido por Londres para investigar os crimes cometidos contra os indígenas do Putumayo pela Peruvian Amazon Company, em 1910. Veja o trailer aqui.
Já o filme de estreia do diretor americano Alex Pritz, “O Território”, com produção dos indicados ao Oscar® Darren Aronofsky, Sigrid Dyekjær e produção executiva de Txai Suruí, mostra a luta dos povos indígenas Uru-Eu-Wau-Wau contra o desmatamento invasor trazido por agricultores e colonos ilegais na Amazônia. “O Território” leva o público para dentro da comunidade e oferece acesso sem precedentes aos responsáveis por queimar e desmatar ilegalmente a terra indígena protegida.
Parcialmente filmado pelo povo Uru-eu-wau-wau, o documentário se baseia em imagens capturadas ao longo de três anos. Com a obra, Pritz estreou na competição World Cinema em Sundance 2022, ganhando o Prêmio do Público e o Prêmio Especial do Júri por “Documentary Craft”, tornando-se o único filme do festival a ganhar prêmios do público e do júri neste ano. Veja o trailer.
A Mostra Amazônia tem o apoio do Greenpeace, Mídia Ninja, Cine Ninja, Casa Ninja Amazônia e Revista Piauí.