HomeEconomia do turismoAbaixo-assinado: 27 mil pedem o retorno do mototáxi por...

Abaixo-assinado: 27 mil pedem o retorno do mototáxi por app em SP

A mobilização pelo retorno dos serviços de mototáxi por aplicativo em São Paulo está reunindo apoiadores por meio de uma petição na Change.org criado pelo Instituto Livre Mercado que já conta com mais de 27 mil assinaturas: change.org/VoltaMotoAppEmSP.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a organização destaca que milhões de paulistanos dependem de transporte rápido e acessível, especialmente aqueles que residem em áreas distantes do transporte público. Além disso, a ressalta que milhares de motociclistas perdem a oportunidade de gerar renda devido à proibição.

O serviço de moto por aplicativo foi suspenso por Ricardo Nunes em 27 de janeiro. A Justiça de São Paulo anulou o decreto de Nunes, entretanto as empresas 99 e Uber decidiram manter a suspensão até uma decisão definitiva sobre o tema ser tomada. O julgamento sobre a constitucionalidade da questão está agendado para 6 de abril.

Enquanto aguarda a decisão final, a Uber recorreu à publicidade para demonstrar que segue mobilizada. Anúncios de capa e no miolo dos principais jornais da capital paulista chamaram a atenção dos leitores nos últimos dias, além de inserções em portais de notícias e vídeos nas próprias redes sociais da empresa.

Apoio à regulamentação

Diversas lideranças políticas da Câmara têm se manifestado em favor da regulamentação do serviço. A vereadora Amanda Paschoal (PSOL) destacou que o mototáxi é uma alternativa para a população da periferia, especialmente diante da insuficiência do transporte público e da crescente insegurança. Já o vereador Lucas Pavanato (PL) apresentou um projeto de lei visando liberar e regulamentar o mototáxi por aplicativo, argumentando que o serviço garante emprego para muitas pessoas e deve ser viabilizado

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva revelou que 72% dos paulistanos são favoráveis à oferta do serviço de mototáxi na cidade. Esse apoio é especialmente forte entre negros, jovens de 18 a 29 anos, moradores da periferia e usuários de transporte público.

Outro lado

A segurança no trânsito, inclusive dos próprios motociclistas, é o principal argumento dos defensores da suspensão do serviço. Em entrevista coletiva ontem (26), Nunes declarou: “Os óbitos no trânsito na cidade de São Paulo estão diminuindo, mas, infelizmente, os com motos estão aumentando. Por isso a importância da faixa azul, recapeamento das vias, troca de semáforos e lutar com todas as forças para impedir que a Uber e a 99 façam uma carnificina na cidade, ao ofertar o serviço de mototáxi”.

A Change.org também foi utilizada por uma cidadã que apoia a decisão de Nunes. Na petição  “Contestar a liberação do serviço de mototáxi em São Paulo”, ela escreve: “Além dos riscos individuais, esses acidentes afetam profundamente a mobilidade urbana da nossa cidade, atrapalhando o fluxo de trânsito e gerando mais transtorno”. Veja em change.org/SemMototaxiEmSP.

Mais Lidas