Na quinta-feira, 17 de julho, a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (ABAV-RS) comemora 64 anos de comprometimento com o desenvolvimento do turismo no estado. A data será celebrada na noite de quarta-feira (16), com uma confraternização informal entre os associados.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, além do aniversário, a entidade tem outro motivo para comemorar: o número recorde de 200 empresas filiadas. A diretoria aproveita a ocasião para reforçar a importância do associativismo no setor e, diante da proximidade do Dia do Viajante (25/07), traça também o perfil do novo turista.
Associação fortalecida em meio à crise
Há um ano, profissionais do trade ainda enfrentavam um cenário desafiador, marcado pelo fechamento por tempo indeterminado do principal aeroporto do estado e por diversas dificuldades causadas pelas enchentes. Hoje, o setor respira aliviado. O fluxo de passageiros está estabilizado e os agentes de viagem estão mais preparados para lidar com adversidades.
Segundo o presidente da ABAV-RS, João Augusto Machado , os obstáculos trouxeram aprendizados valiosos. “As dificuldades deixaram importantes lições, como a flexibilidade, a capacidade de resposta rápida, a importância de contar com bons parceiros e de trabalhar em conjunto”, afirma.
O protagonismo da ABAV-RS ficou evidente nestes momentos mais críticos, ao representar as principais demandas do setor, atuar junto a órgãos públicos e oferecer suporte prático e político, com apoio constante da ABAV Nacional. “O trabalho da nossa associação foi fundamental em meio aos diversos percalços, sempre pesquisando e informando sobre regulamentações que pudessem nos ajudar a negociar com fornecedores. Além disso, nos consolidamos como um canal de comunicação confiável entre os agentes”, destaca Machado.
A vice-presidente Financeira da entidade, Chay Amorim , acredita que o associativismo é uma estratégia colaborativa onde todos ganham, cada um contribuindo de forma ativa e constante. “O turismo é um setor naturalmente plural e diverso. Dentro do agenciamento de viagens, há múltiplos formatos de negócio, por isso o trabalho por nichos e grupos é extremamente importante”, explica. Ela complementa: “Neste segmento, as mudanças e os riscos são frequentes, então inovar, resistir e se unir é essencial”.
Os gaúchos e o turismo
Entre as 27 ABAVs regionais, a do Rio Grande do Sul está entre as três maiores em número de associados. Chay também credita esse destaque à cultura colaborativa e resiliente do povo gaúcho. “Temos um senso comum de união, de garra, de persistência. Isso possivelmente vem da nossa história”, relata.
Para o vice-presidente de Relações Institucionais da ABAV-RS, Victor Hugo Almeida, outra vantagem das agências locais é que grande parte dos passageiros gaúchos sabe reconhecer o valor agregado ao serviço do agente de viagens. “O preço não é o principal critério avaliado pelo cliente do RS. O que pesa são fatores como suporte, orientação, conhecimento técnico e facilidade de contato”, explica.
O novo perfil dos viajantes
Com o Dia do Viajante (25/07) se aproximando, a diretoria da ABAV-RS também comenta sobre as transformações no comportamento do consumidor de turismo. Para Chay, o turista gaúcho é curioso, gosta de explorar e valoriza estar atualizado. “Eles seguem tendências como a busca por destinos menos explorados, mais focados no slow travel , vilarejos e locais pitorescos. Para esse propósito a Europa continua sendo muito procurada, principalmente porque muitos já visitaram as grandes capitais e agora buscam experiências diferentes”, observa.
Victor Almeida complementa: “Percebo uma inclinação dos passageiros em querer viver, mesmo que por alguns dias, como um morador local do destino”. Ainda assim, ele ressalta que roteiros clássicos como Disney, Paris, Itália e Caribe continuam entre os preferidos.
Para a vice-presidente Administrativa da ABAV-RS, Rita Vasconcelos , atualmente quem procura as agências de viagem quer justamente o atendimento personalizado e humano que não encontra na internet. “O público está cada vez mais exigente, deixando de ser somente contemplativo e buscando atividades gastronômicas, de aventura ou em meio a natureza”, comenta. “Nesse contexto, o agente deixou de ser apenas quem cuida do roteiro, documentação e reservas, mas sim alguém especializado nos destinos e preparado para oferecer imersões genuínas”.
O presidente João Machado concorda e reforça que o agente é peça fundamental para atender a essa nova demanda. “Os passageiros querem vivências únicas, e isso exige de nós constante atualização, personalização e criatividade. Por um lado, é desafiador, mas por outro, abre inúmeras oportunidades”, diz.
Perspectivas para o futuro
Ao celebrar o número recorde de associados, a ABAV-RS pretende manter a expansão de seu quadro de membros. “Isso fortalece a entidade, pois quanto mais profissionais envolvidos, mais força teremos em pleitos em prol do nosso setor”, comenta Almeida. “O crescimento da associação é importante para conseguirmos ter mais voz junto aos governantes, buscar melhores regulamentações e demonstrar o tamanho da cadeia produtiva do turismo e seu impacto na economia”, pontua Rita.
“Todos nós, agentes de viagem, enfrentamos os mesmos desafios, por isso sempre dizemos que a ABAV-RS é de todos”, declara João Machado. E ele finaliza com um convite: “Àqueles que ainda não participam, sintam-se à vontade para nos visitar e trazer suas sugestões. Nosso desejo é manter a associação sempre rejuvenescida, com novos associados e ideias”.