No período de de 2014 a agosto de 2023, as empresas aéreas do Brasil transportaram gratuitamente 62,4 mil itens para transplantes
As empresas aéreas brasileiras transportaram gratuitamente, do início de 2014 a agosto deste, ano 62,4 mil itens para transplantes (órgãos, tecidos e outros materiais), de acordo com dados da Central Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde.
O período considerado neste levantamento leva em conta o início do Programa Asas do Bem, da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), que tem o objetivo de reforçar a importância da doação de órgãos e do transporte gratuito pelas empresas aéreas.
Veja também as mais lidas do DT
Milhares de órgãos para transplantes transportados gratuitamente em 2023
Somente no acumulado dos oito primeiros meses deste ano, o total de itens transportados gratuitamente pelas companhias aéreas brasileiras chega a 3,8 mil. Considerando-se o transporte realizado por meio da Força Aérea Brasileira (FAB), companhias aéreas internacionais e outros tipos de transporte (particular e terrestre, por exemplo) o total parcial do ano chega a 5,1 mil itens.
“O Programa Asas do Bem mostra a contribuição da aviação comercial brasileira para o fortalecimento do maior sistema público de transplantes de órgãos do mundo, viabilizado pelo SUS. Somente as empresas aéreas conseguem, de maneira gratuita, viabilizar os transplantes num país de dimensões continentais. Neste Dia Nacional da Doação de Órgãos, a ABEAR reforça a importância da doação e da sensibilização das famílias dos potenciais doadores para que possamos fortalecer ainda mais essa importante colaboração social e humanitária do transporte aéreo”, afirma a presidente da ABEAR, Jurema Monteiro.
EDIÇÃO DO DT