As certificações reforçam o compromisso dos hotéis com suas práticas de sustentabilidade
O Mercure São Paulo Ibirapuera Privilege e o ibis Styles São Paulo Faria Lima, ambos parte do portfólio da Accor, líder mundial em hospitalidade, deram um passo importante em direção à redução de impactos ambientais e à promoção de um turismo mais responsável. Os dois hotéis acabam de receber a certificação Green Key, um dos principais selos internacionais de excelência em sustentabilidade no setor hoteleiro. O reconhecimento, resultado da colaboração da Accor com associações globais credenciadas pelo Global Sustainable Tourism Council (GSTC), destaca o compromisso dos hotéis com práticas sustentáveis em gestão, impactos ambientais, culturais e socioeconômicos, confirmados por auditorias independentes.
O processo de certificação avaliou adaptações no dia a dia dos hotéis, incluindo a eliminação de plásticos de uso único, a adoção de produtos de limpeza de baixo impacto ambiental e a reformulação de processos logísticos para garantir uma operação mais sustentável. “Implementar essas mudanças foi fundamental para conquistarmos a certificação. Reestruturar a logística e preparar as equipes para essa nova realidade só foi viável graças ao suporte da Accor e ao nosso objetivo compartilhado de adotar práticas que minimizem nossos efeitos na natureza”, explica Camila Nadal, gerente geral do Mercure Ibirapuera Privilege.

“Estamos muito felizes, pois o selo Green Key diferencia nosso negócio no mercado e atrai clientes que compartilham dos mesmos valores que os nossos. Essa conquista é resultado do empenho e dedicação de todas as nossas equipes, que abraçaram as mudanças e fizeram da sustentabilidade uma prioridade no dia a dia do hotel”, complementa Fernanda Stacciarini, gerente geral do ibis Styles Faria Lima.
Antonietta Varlese, SVP de Sustentabilidade e Comunicação da Accor Américas na divisão PM&E, também destaca o que a conquista representa para a Accor. “Estamos fortemente comprometidos em certificar todos nossos hotéis com selos de sustentabilidade até 2026 nas Américas, reforçando nossa meta de zerar emissões de carbono até 2050 e reduzir significativamente até 2030. A conquista de mais essas certificações reforça nosso avanço rumo a esses objetivos globais e reafirma nossa liderança na transformação da hospitalidade para um futuro mais sustentável.”

Com mais de 5.000 estabelecimentos certificados ao redor do mundo, o Green Key estabelece critérios rigorosos para a obtenção do selo, distribuídos em 13 temas, como conservação de energia, gestão de resíduos e uso racional de recursos hídricos.
Leana Bernardi, coordenadora nacional do Green Key, também destaca a importância dessa realização. “Estamos firmemente convencidos que os esforços para reduzir a pegada ambiental na indústria hoteleira desempenham um papel crucial na preservação das belezas naturais de nosso país. Observamos um interesse crescente entre turistas, gestores de estabelecimentos turísticos e autoridades públicas nessa direção. Além de ser um indicador de comprometimento das instituições com a sustentabilidade, o programa responde de maneira proativa à crescente demanda de turistas conscientes que buscam opções de hospedagem com valores ambientais, sociais e responsáveis.”