quarta-feira, fevereiro 19, 2025
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Aena anuncia obras de ampliação em quatro aeroportos do Pará

A Aena assinou contrato com o Consórcio Nova Engevix & PowerChina para a realização de obras de ampliação e modernização dos quatro aeroportos do Pará administrados pela concessionária. Os serviços devem ter início nos próximos dias, após a emissão de todas as licenças necessárias, e a conclusão está programada para junho de 2026. Durante os trabalhos, está prevista a contratação de dois mil funcionários para atuar nos quatro aeródromos: Santarém, Marabá, Altamira e Carajás.

Segundo nota enviada pela assessoria da Aena ao DIÁRIO DO TURISMO, as reformas incluem ampliações significativas nos terminais de passageiros. Em Carajás, a área será cinco vezes maior, passando de 800 m² para 4.000 m². Santarém terá mais que o triplo do espaço atual, indo de 1.300 m² para 4.400 m². A proporção é semelhante à de Marabá, com uma expansão de 1.800 m² para 5.100 m². Já Altamira cresce de 1.200 m² para 2.900 m².

Além disso, serão implementados recursos de segurança em todos os aeródromos, como novas áreas de escape nas cabeceiras, faixas preparadas na pista e melhorias nas operações de pouso e decolagem. As iniciativas da Aena têm como objetivo atender à crescente demanda de passageiros e garantir que os aeroportos operem de forma moderna e alinhada aos padrões internacionais.

Principais mudanças em cada aeroporto da Aena no Pará

Aeroporto de Santarém 

O Aeroporto de Santarém ganhará um terminal de passageiros mais de três vezes maior que o atual, garantindo mais conforto e fluidez no embarque e desembarque. A área pública será ampliada, e novos espaços para check-in, segurança e restituição de bagagens tornarão o atendimento mais ágil e organizado.

Além da ampliação do terminal, a reconfiguração do pátio de aeronaves, a instalação de novos sistemas de aproximação e melhorias no acesso ao aeroporto elevarão os padrões operacionais e de segurança. Com essas mudanças, Santarém contará com um aeroporto mais moderno e funcional, impulsionando o desenvolvimento da região e fortalecendo sua conectividade aérea.

Aeroporto de Santarém - Foto: divulgação Aena
Aeroporto de Santarém – Foto: divulgação Aena

Principais melhorias

  • Ampliação do terminal de 1.300 m² para 4.400 m²
  • Sala de embarque com quatro portões e 700 m²
  • Superfície da área pública será quatro vezes maior que a atual
  • Balcões de check-in com 20 posições e 161 m²
  • Dois controles de segurança (raios-X) em área de 150 m²
  • Restituição de bagagem com duas esteiras, numa área de 269 m²
  • Reconfiguração do pátio de estacionamento para oito aeronaves
  • Novas áreas de escape no final da pista, em ambas as cabeceiras
  • Remodelação do meio-fio no acesso ao aeroporto
  • Instalação do Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão (PAPI)

Aeroporto de Marabá

O Aeroporto de Marabá passará por uma grande modernização para atender melhor seus passageiros e acompanhar o crescimento da região. As obras incluem a ampliação do terminal, além de melhorias nas áreas de check-in, segurança e restituição de bagagens. Essas mudanças garantirão um atendimento de maior qualidade, elevando o padrão da infraestrutura aeroportuária local. As intervenções também incluem ajustes na área externa, como a ampliação da via de pedestres, facilitando o acesso ao aeroporto.

Aeroporto de Marabá - Foto: divulgação
Aeroporto de Marabá – Foto: divulgação Aena

Principais melhorias

  • Ampliação do terminal de passageiros de 1.800 m² para 5.100 m²
  • Sala de embarque com quatro portões e 630 m²
  • Superfície da área pública será 3,6 vezes maior que a atual
  • Balcões de check-in com 13 posições e 150 m²
  • Dois controles de segurança (raios-X) em área de 70 m²
  • Restituição de bagagem com duas esteiras, numa área de 270 m²
  • Pátio de estacionamento para quatro aeronaves tipo C
  • Novas áreas de escape no final da pista, em ambas as cabeceiras
  • Ampliação da via de pedestres
  • Revitalização do pavimento da pista e do pátio de estacionamento de aeronaves

Aeroporto de Carajás 

O Aeroporto de Carajás ganhará um terminal de passageiros cinco vezes maior que o atual, passando de 800 m² para 4.000 m². Essa expansão garantirá mais conforto e eficiência, com um ambiente amplo e moderno para embarque e desembarque. A área pública terá um crescimento significativo, sendo 14 vezes maior que a atual. A segurança operacional será reforçada com novas áreas de escape na pista e a instalação do Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão (PAPI). Na área externa, a ampliação do estacionamento trará mais comodidade a todos os usuários.

Aeroporto de Carajás - Foto: divulgação
Aeroporto de Carajás – Foto: divulgação Aena

Principais melhorias

  • Ampliação do terminal de 800 m² para 4.000 m²
  • Sala de embarque com dois portões e 380 m²
  • Superfície da área pública será 14 vezes maior que a atual
  • Balcões de check-in com nove posições e 45 m²
  • Controle de segurança (raios-X) em área de 140 m²
  • Restituição de bagagem com uma esteira, numa área de 170 m²
  • Pátio de estacionamento para até três aeronaves
  • Novas áreas de escape no final da pista, em ambas as cabeceiras
  • Nova área técnica
  • Ampliação do estacionamento
  • Novos edifícios de apoio
  • Nova via de acesso para Seção Contra Incêndio
  • Instalação de Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão (PAPI)

Aeroporto de Altamira 

A ampliação do terminal do Aeroporto de Altamira melhorará o fluxo de passageiros, com mais espaço para embarque, desembarque, check-in e restituição de bagagens. O pátio de aeronaves será expandido, novas áreas de escape aumentarão a segurança, e a via de pedestres será readequada para melhor circulação. Além disso, novos edifícios de apoio e tecnologias de navegação reforçarão a operação aeroportuária, garantindo mais conforto e eficiência para os usuários.

Aeroporto de Altamira. foto: Jaime Souzza/Marée Fotografia
Aeroporto de Altamira. foto: Jaime Souzza/Marée Fotografia – divulgação Aena 

Principais melhorias

  • Ampliação do terminal de 1.200 m² para 2.900 m²
  • Sala de embarque com dois portões e 370 m²
  • Superfície da área pública será 3,6 vezes maior que a atual
  • Balcões de check-in com oito posições e 70 m²
  • Controle de segurança (raios-X) em área de 100 m²
  • Restituição de bagagem com uma esteira, numa área de 180 m²
  • Pátio de estacionamento para até três aeronaves
  • Novas áreas de escape no final da pista, em ambas as cabeceiras
  • Adequação da via de pedestres do lado ar
  • Ampliação de pátio para aeronaves da aviação geral
  • Instalação do Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão (PAPI)
  • Novos edifícios de apoio

Saiba mais no site oficial da Aena.

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